19º Expofeira promove com sucesso o agronegócio no município

Durante quatro dias, Arena Multiuso recebeu um grande público

A 19ª ExpoFeira cumpriu seu papel ao movimentar a economia rural do município nos últimos dias. O evento foi bem-sucedido ao promover o agronegócio e proporcionar oportunidades comerciais aos pequenos produtores da região. Durante quatro dias, a Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins recebeu um grande público, que teve a chance de visitar os animais e participar dos shows, por meio da Expofest, que ocorreu simultaneamente.

A Expofeira proporcionou uma oportunidade para os expositores mostrarem seus melhores animais, evidenciando a genética de bovinos, equinos e ovinos, bem como o aprimoramento das raças. Além disso, neste ano a feira foi palco de uma exposição de Ovinos, julgamento da raça Nelore de bovinos e exposição morfológica de cavalos crioulos.

O secretário de Agricultura e Aquicultura, Cleverson Ferreira, destacou que as expectativas foram superadas neste ano. “Estreitamos parcerias, tivemos conversas e oportunidades de capacitação, tudo voltado para os nossos produtores rurais. Nossa Expofeira foi um sucesso. Milhares de pessoas passaram por aqui. Posso afirmar com certeza que nosso setor foi fortalecido após a realização desse grandioso evento. Agradeço a todos”, comentou o secretário.

Com o encerramento da 19ª Expofeira, os organizadores e participantes celebram o sucesso, que promoveu a troca de conhecimentos, o fortalecimento da agronegócio local e proporcionou momentos de lazer e entretenimento para a população. A expectativa é que a próxima edição supere todas as anteriores, consolidando a Expofeira como um dos principais eventos do setor agro na região.

Homenagem

O evento contou com um momento emocionante, quando o produtor rural Milton Tadeu Barrozo Gamborgi foi homenageado. A cerimônia ocorreu durante a abertura oficial da Expofeira e contou com a presença do homenageado, sua família, amigos e membros da comunidade local.

Milton, natural de Lages, mudou para Gaspar com sua família em 1990, para uma propriedade no bairro Lagoa. Ele transferiu toda a produção de leite para essa região e continuou trabalhando com profissionalismo, alcançando excelentes índices zootécnicos em seu rebanho. Entre 1996 e 2000, ele administrou a Lacticínios Gamborgi, onde industrializava o leite, produzindo iogurte e queijo.

Em Gaspar, Milton Gamborgi continuou participando ativamente da comunidade de produtores rurais. Ele fez parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, do Sindicato Rural e da Associação de Moradores. Além disso, ele participou como expositor de várias edições da Expo Gaspar. Após 50 anos dedicados à atividade, em 2018, Milton decidiu encerrar a produção de leite e desfrutar de sua merecida aposentadoria ao lado de seus netos.

Durante o ato oficial, o produtor agradeceu pelo reconhecimento. “Gostaria de agradecer a todas as pessoas que contribuíram para o sucesso da minha produção, em especial à minha família e amigos. Quero compartilhar essa honra com meus colegas produtores da região. Ao longo de 50 anos de dedicação à produção rural enfrentei muitos desafios, mas também vivenciei inúmeras alegrias”, comenta emocionado o homenageado da noite.

“O Milton foi um grande produtor local. Foi uma pessoa que construiu caminhos e participou ativamente para a construção de políticas públicas voltadas ao agricultor gasparense. Foi uma pessoa que construiu caminhos dentro do setor pela sua simplicidade e nada mais justo do que ter essa homenagem, aqui na Expofeira, que celebra a agricultura em Gaspar”, salienta o secretário de agricultura, Cleverson Ferreira.

Foto: Cinara Muller