5ª edição da Gincana dos Idosos inicia nesta sexta-feira
Ação deve ocorrer até o dia 20 de outubro com várias provas e etapas
Nesta sexta-feira, dia 9, a tradicional Gincana dos Idosos será retomada. A 5ª edição irá reunir mais de 70 idosos, divididos em quatro equipes. O evento deve ocorrer até o dia 20 de outubro. A primeira prova será a apresentação das equipes com o grito de guerra, adivinhas e uma prova surpresa, no Centro de Convivência do Idoso, no Bairro Coloninha.
A gincana tem o objetivo de criar uma campanha educativa sobre a importância do exercício da cidadania entre os idosos, proporcionando uma maior integração social, troca de experiências, resgate de valores, exercício de solidariedade e ampliação do universo de informações.
Entre as atividades previstas estão: campanhas de arrecadação de lacre e tampinhas de garrafa, arrecadação de óleo de cozinha usado e arrecadação de brinquedos. Os itens arrecadados serão encaminhados para instituições sociais que farão entregas para pessoas que estão em vulnerabilidade. Além disso, provas surpresas também serão distribuídas durante os encontros.
Em 2022, a gincana dos idosos foi um sucesso. Foram arrecadados mais de 2.300 kg de alimentos que foram encaminhados para a Conferência Vicentina e para os Centros de Referência de Assistência Social. Também foram arrecadados 780 brinquedos doados para associação de moradores do Bairro Coloninha. Além disso, foram arrecadados mais de 84.900 kl de lacres de metal e 600kg de tampas plásticas para o Rotary, que foram transformados em uma cadeira de rodas para utilização no Centro de Convivência do Idoso. Também foram recolhidos 1.400l de óleo de cozinha usado que foram encaminhados para reciclagem.
O secretario de Assistência Social, Salesio da Conceição, destaca a importância da socialização entre os idosos. “Tivemos ótimos resultados na última edição. Nossos idosos provaram mais uma vez que fazem a diferença no nosso município. É importante promover a participação ativa do idoso da sociedade em geral e não medimos esforços para isso. Um idoso ativo, autônomo e independente torna-se protagonista de sua própria história”, pontua o secretário.
Foto: Arquivo PMG