Márcia Cansian deixa Secretaria de Saúde de Gaspar

A Secretária de Saúde de Gaspar Márcia Cansian deixa a Secretaria de Saúde até o fim do mês de março. A decisão é da própria secretária, que por questões pessoais deixará de atuar no município.

Márcia Adriana Cansian estava à frente da secretaria desde setembro de 2012. Durante sua gestão enfrentou a crise do processo de intervenção do Hospital de Gaspar, que culminou em uma melhora no atendimento para a comunidade. A secretária inaugurou a Unidade de Saúde do Figueira e do Gaspar Grande e deixa ainda mais três projetos para a construção das Unidades de Saúde no Poço Grande, Margem Esquerda 2 e Gasparinho Quadro.

Outro importante avanço durante sua gestão foi a evolução da atenção básica que passou de 58% para 81%, o que significa uma ampliação expressiva nas equipes de saúde da família. O bairro da Lagoa, por exemplo, passou a ter uma equipe de saúde específica atendendo no local e as Unidades de Saúde do Barracão e Bateias hoje contam com duas equipes de saúde da família. A Unidade de Saúde do Centro também conta agora com três equipes que atenderão aos usuários que abrangem os bairros Gaspar Alto, Coloninha, Centro, São Pedro, Sertão Verde, Margem Esquerda e Sete de Setembro.

A participação comunitária nos conselhos locais de saúde também foi uma das sequências do trabalho da secretária, que democratizou as decisões públicas elevando para nove o número de Conselhos Locais de Saúde. Ainda assim, o maior legado de Márcia Cansian será a Policlínica Municipal inaugurada no dia 18 de março e que reunirá todos os serviços de apoio à atenção básica.

Cleones Hostins assume secretaria a partir de abril
O funcionário efetivo da Prefeitura de Gaspar, Cleones Hostins, assume a Secretaria de Saúde a partir de abril. Cleones é graduado em Comunicação Social e graduando em Direito. Cleones vinha exercendo a função de Diretor-Geral de Auditoria e Controladoria do município e já acompanhava os procedimentos administrativos da Secretaria de Saúde durante a gestão de Márcia Cansian.