Gaspar será uma das cidades de revezamento da Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016
Na sexta-feira (3) a vice-prefeita, Mariluci Deschamps Rosa, recebeu a confirmação de que Gaspar será um das 300 cidades que receberá o revezamento da Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016. A notícia foi dada em um evento em Brasília, que contou com a divulgação da Rota de Revezamento da Tocha Olímpica e a apresentação do símbolo pela Presidente Dilma Rousseff.
Agora, será montado um comitê de organização para planejar como acontecerá o recebimento da tocha em Gaspar. O símbolo permanecerá no município durante 15 minutos e ficará a critério do comitê escolher em qual local acontecerá a passagem do comboio com a chama exposta.
A vice-prefeita se orgulha da oportunidade única que o município recebeu “Esse evento será um marco para a cidade e para as próximas gerações, por isso, queremos que a população abrace essa causa, que tem como principal objetivo difundir a paz, a harmonia e o espírito esportivo”. Mariluci ressalta ainda que a passagem da tocha olímpica dará visibilidade nacional e internacional para a cidade, beneficiando a cultura e o turismo na cidade.
A Rota de Revezamento da Tocha Olímpica começará em maio de 2016, em Brasília. Durante mais de noventa dias, o revezamento da tocha vai percorrer 20 mil quilômetros por estradas e ruas, e dez mil milhas de avião passando por 500 cidades. Em 5 de agosto de 2016, a tocha chegará ao Rio para marcar o início oficial dos Jogos, no estádio do Maracanã.
Além das 300 cidades que receberão o revezamento propriamente dito, outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta. A rota de revezamento foi dividida em seis regiões, sendo que Gaspar integra a 5º região por onde a tocha passará.
Feita de alumínio reciclado, a tocha tem como inovação o movimento automático realizado por suas linhas no momento de passagem da chama olímpica. O formato também foi cuidadosamente trabalhado para facilitar a pegada e a condução durante a maratona do revezamento, que contará com a participação de cerca de 12 mil pessoas, entre atletas, autoridades, personalidades e selecionados em concursos de patrocinadores.
Os jogos ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro em agosto de 2016. Ao todo, serão disputadas 35 modalidades, entre natação, atletismo, vôlei e basquete. Além do Rio, as cidades de Brasília (DF), São Paulo (SP), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA) sediarão jogos do futebol.
Mais informações:
Vice-prefeita de Gaspar, Mariluci Deschamps Rosa: 8836-8872