Defesa Civil de Gaspar alerta para previsão de chuva intensa e temporais

Defesa Civil alerta que a partir desta sexta-feira (10) a chuva volta a Santa Catarina com possibilidade de raios e rajadas de vento. Entre domingo e quarta-feira são esperados os maiores acumulados de chuva no Estado de acordo com os dados da Epagri/Ciram.

A previsão é de que chova acima de 100 mm (próximo ao esperado para o mês inteiro de julho) em boa parte do Estado e acima de 200 mm (o dobro do esperado para julho) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte. 

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Gaspar, Mari Inêz Testoni Theiss, a maior preocupação é o deslizamento de terra uma vez que o solo está bastante encharcado. Caso ocorram alagamentos ou deslizamentos de terra, os moradores devem comunicar a Defesa Civil de Gaspar por meio do telefone 8802-3099 ou pelo telefone de emergência 199.

Recomendações da Defesa Civil

Alagamentos: deve-se evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; fechar janelas e portas; e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e aos relâmpagos.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas às residências e à inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mais informações:
Coordenadora de Defesa Civil, Mari Inez Testoni Theiss: 3318-0735 ou 8802-3099

Previsão do Tempo – Ciram/Epagri

Sexta-feira (10/07):  Tempo estável pela manhã na maioria das regiões, com aumento de nuvens e pancadas de chuva no Extremo Oeste e Oeste. A partir da tarde a chuva se estende ao Meio do Estado. À noite, a chuva deve atingir também as regiões do Planalto Norte, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nas demais regiões, ocorre aumento de nuvens. Atenção para o risco de Temporais com raios, rajadas de vento e Granizo. Temperatura amena em todas as regiões. Vento de nordeste a noroeste.

Sábado (11/07): O dia inicia com chuva em todas as regiões do Estado. No decorrer do dia, chuva a qualquer hora em todas as regiões, com maior volume esperado para o Oeste. No Meio Oeste, Planalto Norte e Planalto sul a previsão é também de chuva muito significativa. Há risco de rajadas de vento fortes, com descarga elétrica e queda de granizo.  Temperatura com pouca varação devido à nebulosidade e à chuva. Vento de norte a noroeste.

Domingo (12/07): O tempo instável com chuva permanece, com chuva a qualquer hora do dia em todas as regiões, com maior volume esperado para o Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, onde o acumulado deve ser muito significativo em algumas localidades. Atenção para risco de temporal com raios, rajadas fortes de vento e queda de granizo isolado. Temperatura com pouca variação. Vento de norte a noroeste.

Segunda e terça-feira (13 e 14/07):  a condição de chuva persiste, com maior volume nas regiões próximas à divisa com o RS e fronteira com a Argentina onde o acumulado pode passar de 100 mm. Nas demais regiões o tempo permanece nublado e com chuva a qualquer hora do dia. Temperatura segue amena devido à cobertura de nuvens. Vento de norte e noroeste.

Atenção para o período entre domingo e segunda-feira, a chuva com valores acima da média climatológica em algumas regiões, traz risco de alagamentos e deslizamentos de encostas em áreas vulneráveis do Estado.