Superintendência do Meio Ambiente realizou visita técnica na sexta-feira (21)

Na sexta-feira (21) a equipe da Superintendência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, acompanhada dos membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), realizou uma visita técnica em uma empresa localizada no bairro Gaspar Alto. O empreendimento oferece serviços de logística reversa, coleta e reaproveitamento dos resíduos da construção civil.

O objetivo da visita foi conhecer o processo executado pela empresa que consiste em receber os resíduos de construção civil, que passam por um processo de triagem; para que, em seguida, os materiais de concreto, cimento, tijolos e cerâmica sejam encaminhados ao britador e destinados para três níveis de britagem. Após serem britados, os resíduos são vendidos e reencaminhados para serem utilizados em contrapisos, calçadas e paredes.

Segundo a Superintendente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Doriana Maria Stiz Beduschi, os rejeitos da construção civil são um dos grandes problemas do município. “Diariamente toneladas de tijolos, cerâmicas, madeira e gesso são descartados em caçambas. Uma grande quantidade desses resíduos é depositada ilegalmente em locais isolados, bairros que fazem extremos com outros municípios”, alerta. A Superintendência possui legislação que exige licença ambiental para alguns empreendimentos em construção, além de determinar a comprovação do destino dos rejeitos.

Mais informações:
Superintendente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Doriana Maria Stiz Beduschi: 3331 -1888