Abertura da Comemoração da Consciência Negra em Gaspar aconteceu na sexta-feira (18)

A abertura da programação da Comemoração da Consciência Negra em Gaspar aconteceu nessa sexta-feira (18), no auditório da Câmara de Vereadores. O evento foi uma realização da Prefeitura de Gaspar, Câmara de Vereadores e o Movimento Afro Raízes do Vale.

A abertura iniciou com um panorama das dificuldades enfrentadas pela população negra e imigrantes em Gaspar, apresentado pela Diretora de Assistência Social, Maiara Polla. Em seguida, o Procurador Adjunto da Prefeitura, Fernando Borba de Castro, explicou a Lei Municipal nº 3686/2016, que reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos.

A programação encerrou com uma palestra sobre os aspectos da inserção negra a partir da cultura e da sociedade, ministrada pelo Mestre em Literatura Brasileira e Doutor em Ciências da Linguagem Carlos Alberto da Silva.

As ações de comemoração da Consciência Negra em Gaspar prosseguem nesta segunda-feira (21) com a Feira Literária “Caminhos da África”, que conta com ações até sexta-feira (25). O tema da feira será Ubuntu, uma filosofia africana que fala sobre a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro. O evento, promovido pela Secretaria de Educação, Biblioteca Pública Dom Daniel Hostin e  Fundação Bunge, contará com atividades na Sala de Leitura de Vinicius de Moraes, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) e nas escolas Aninha Pamplona e Angélica Costa. Serão realizadas contações de histórias, oficinas, brincadeiras africanas, apresentações de dança e teatro e exposição de trabalhos dos alunos.

Mais informações:
Organizador do evento, Cícero Amaro: 8413-5851
Secretária Municipal de Assistência Social, Maristela Cizeski: 3397-1094 ou 8864-4667