Biblioteca Pública Dom Daniel Hostin retorna as atividades

         A Biblioteca Pública Dom Daniel Hostin, localizada à rua Coronel Aristiliano Ramos, 453, Centro, retornou às atividades nesta segunda-feira (23). Horário de atendimento: Segunda-feira a Sexta-feira das 8h às 12h e 12h30 às 18h30.

 

A Biblioteca

Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin foi criada  no ano de  1953, na administração do prefeito Júlio Schramm. Iniciou efetivamente seus trabalhos junto à comunidade a partir de 18 de março de 1975, na gestão do  prefeito Osvaldo Schneider. São mais de três décadas de efetivo funcionamento enquanto instituição pública voltada à educação, à cultura e ao lazer da sociedade gasparense.

O acervo da Biblioteca Pública possui mais de 35 mil livros, gibis, revistas e outros impressos à disposição dos usuários. Atender aos leitores com acervo de qualidade e atualizado é prioridade. A Biblioteca dispõe ainda da Bebeteca, um espaço destinado à primeira infância (até três anos), onde a sensibilização para leitura é importante para a formação de leitores competentes nas fases posteriores. Obras em braile também estão à disposição no espaço.

Desde julho de 2012, os usuários podem também verificar a disponibilidade de um livro por meio do sistema Pergamum, que permite a consulta a todo o acervo da Biblioteca Pública, da Sala de Leitura e das escolas Norma Mônica Sabel, Ervino Venturi e Zenaide Schmitt Costa pela internet. O link para acesso é o http://biblioteca.gaspar.sc.gov.br/pergamum/biblioteca/index.php. Também é possível a reserva e renovação dos livros da Biblioteca Pública via online pelo link http://biblioteca.gaspar.sc.gov.br/biblioteca/index.html. As escolas Ervino Venturi e Norma Mônica Sabel e a Sala de Leitura Vinicius de Moraes já contam com o novo sistema. Já Escola Zenaide Schmitt Costa o sistema está em desenvolvimento. Aos poucos, os demais CDIs e escolas também serão agregados ao sistema .

A Biblioteca Pública oferece os seguintes produtos e serviços:

– Pesquisa orientada: realizada na biblioteca por meio do acervo geral, de referência, periódicos, multimeios, folhetos, mapoteca, eletrônico e internet;
– Empréstimo domiciliar;
– Orientação bibliográfica e de metodologia científica;
– Acesso livre a Internet;
– Fotocópias;
– Momento de Leitura com Proler;
– Oficinas de leitura e literatura em parceria com o Proler;
– Formação continuada para agentes de Biblioteca e Bibliotecárias.

Para fazer o empréstimo domiciliar e se associar à Biblioteca são necessários os seguintes documentos:

– Comprovante de residência;
– Documento de identidade ou certidão de nascimento;
– Contribuição anual.

A Biblioteca ainda promove eventos como o Café Conto e Poesia, um encontro de amigos da leitura que geralmente ocorre no mês de agosto e a Semana Nacional do Livro, em outubro, com distribuição de leitura na Praça e Feira do Livro, em parceria com o Proler.

O quadro de funcionários é composto pelos profissionais:

Lúcia Kistner: Graduada em Pedagogia pela FURB e Pós Graduada/Especialista em Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental pela Aupex. É coordenadora da Biblioteca Municipal e do Proler/Gaspar.

Ilse Lenfers Pereira: Funcionária responsável pela conservação e organização do acervo.

Mauren Rodrigues Pinho: Graduada em Biblioteconomia pela FURG. 

Sabrina Carla Amorim: Agente de Biblioteca. Responsável pelo atendimento ao público e organização da Biblioteca. Auxiliar nos serviço de catalogação.

Maraisa de Medeiros: bolsista de ensino superior do curso de História. Responsável pelo atendimento ao público e organização da Biblioteca e suporte no serviço de catalogação.

Ana Paula Alves dos Santos:  bolsista ensino médio.Atendente e serviços de catalogação e organização de material.