Curso de capacitação para profissionais de proteção básica de Gaspar foi um sucesso
Foram dois dias de curso que envolveu 35 profissionais da rede de proteção básica do município. Participaram profissionais dos três CRAS – Centros de Referência da Assistência Social (Cras Dra Zilda Arns, Cras Silvio Schramm e Cras Casa da Família) do CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social. Conselheiros tutelares, representantes da Apae e Conferência Vicentina também receberam a capacitação.
Além do curso teórico onde foram abordados contextualização, processos de trabalho, atribuições e metodologias, a capacitação contou ainda com oficinas e dinâmicas entre os profissionais. Para o superintendente da Assistência Social, Santiago Martin Navia, o curso foi fundamental para ampliar a visão dos profissionais. “A política da assistência social é uma política em construção e o curso abriu os nossos horizontes.”
A educadora social, Teresinha Rangel, aprovou a capacitação. “O curso foi muito útil, pois conseguimos entender todas as dimensões e as atividades que o trabalhador do Suas precisa realizar.” Quem também participou do curso foi o psicólogo e coordenador do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Maria Hendricks, Eduardo Marchi, para ele foi uma oportunidade de renovar o conhecimento principalmente sobre a legislação. “Foi fundamental para melhor entender a população, de modo geral esta capacitação veio para aprimorar os conhecimentos dos profissionais, além de atualizar sobre a legislação que muda constantemente. O profissional não pode ficar parado no tempo, a ideia de capacitar serve justamente para melhorar o atendimento à população.”
O curso foi realizado pela Costa Sul Consultoria e Assessoria de Itapema.
Mais informações: Ernesto Hostin, secretário de Assistência Social, 3397-1094