Resultado da primeira etapa do Campeonato Catarinense de Tiro com Arco

            A Federação Catarinense de Tiro com Arco divulgou o resultado da primeira etapa do Campeonato Catarinense Indoor. A primeira disputa aconteceu no Ginásio João dos Santos, em Gaspar, no sábado dia 18 de fevereiro.

            O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Gaspar através da Fundação municipal de Esportes. O Ginásio João dos Santos recebe a segunda etapa do Catarinense Indoor, no dia 25 de março.

Tiro com Arco

           O Tiro com Arco é um esporte que pode disputado em ambientes abertos (Outdoor) e fechados (Indoor). No Outdoor são disputadas as seguintes distâncias para a categoria adulta, sendo disparadas 36 flechas para cada distância. Nas distâncias longas são disputadas 6 séries de 6 flechas (4 minutos/série para efetuar os disparos) para cada distância. Nas distâncias curtas são disputadas 12 séries de 3 flechas (2 minutos/série para efetuar os disparos) para cada distância.

Masculino:  Longas – 90m e 70m / Curtas – 50m e 30m                                                  Feminino: Longas – 70m e 60m / Curtas – 50m e 30m      

            Nos jogos olímpicos, a distância padrão para homens e mulheres é a de 70m num sistema de confrontos 1×1. No Indoor são disputadas duas séries de 30 flechas a 18m.

            O tamanho do alvo é relativo à distância disputada. Alvos menores para as distâncias curtas e maiores para as longas. O objetivo do esporte é marcar a maior pontuação possível. A pontuação varia de 1 a 10 pontos, de acordo com o local onde a flecha acertar o alvo. A zona mais central do alvo, demarcada por um círculo de cor amarela equivale a 10 pontos e o aro mais externo equivale a 1 ponto e possui a cor branca. No alvo ainda temos a cor vermelha, azul e preta com outras pontuações.

História do Esporte no Brasil

            O arco e flecha foi muito usado ao longo da História, adaptando-se ao contexto de cada época. Começou com a necessidade de preservação da nossa espécie no combate a predadores, evoluiu para instrumento de caça e depois virou arma de defesa e conquista de territórios. Hoje é usado nas artes marciais, como instrumento de meditação. Como esporte olímpico é praticado, principalmente, como recurso de auto desenvolvimento. 

            O tiro com arco pode ser praticado por qualquer pessoa, independente de idade ou sexo. Pessoas com deficiências físicas podem se beneficiar da prática, bem como portadores de alguns tipos de patologias, principalmente os que necessitam de redução do nível de estresse, controle de ansiedade, melhora da postura e de ganho na concentração. Mas atenção: pessoas com patologias devem informá-las e trazer avaliação médica para o instrutor.

Fonte: www.fcta.com.br

Mais informações: José de Carvalho Júnior, presidente FME – 3332.2679