Gaspar participa da Campanha Maio Amarelo
O dia primeiro de maio é conhecido como o dia do Trabalho, mas também é a data em que inicia a campanha nacional Maio Amarelo, um movimento nacional que visa levar conscientização sobre o trânsito. Em 2017, o tema do Maio Amarelo é “Minha Escolha faz a Diferença”.
Em Gaspar, a Prefeitura Municipal por meio do Ditran, promove um calendário especial e participa do Maio Amarelo através de palestras, blitze educativas, simulações e ações especiais, sempre com a intenção de promover a segurança no trânsito.
Nesta segunda-feira (1), a cidade recebeu as já conhecidas fitas amarelas em pontos estratégicos, onde há maior circulação de veículos e pedestres. A figueira da Praça Getúlio Vargas, no centro, a Rodovia Jorge Lacerda em frente ao posto da Polícia Militar Rodoviária Estadual e a Ponte do Vale foram enfeitadas com os laços.
Nesta terça-feira (2), acontece a abertura oficial da campanha em Gaspar, às 8h30, em frente à prefeitura, na Praça Getúlio Vargas. Logo após a cerimônia haverá um acidente de trânsito simulado com a participação do Corpo de Bombeiros e Ditran. A Polícia Militar estará presente com uma mini pista de trânsito para promover a orientação com as crianças. A Banda do 23° Batalhão de Infantaria do Exército fará uma participação especial.
O vice-prefeito Luis Carlos Spengler Filho, que é agente de trânsito, lembra da importância das ações educativas, “O Maio Amarelo é uma das iniciativas mais efetivas quando se fala em conscientização no trânsito. Gaspar tem orgulho de participar da campanha, temos certeza de que a conscientização é a forma mais eficaz de ensinarmos a crianças e adultos que juntos podemos fazer um trânsito melhor a cada dia.”
Além dos órgãos públicos, entidades, empresas e veículos de comunicação da cidade também participam da campanha do Maio Amarelo. O calendário com a programação completa você confere abaixo. Para encerrar a campanha, no dia 31 de maio está agendado um culto ecumênico em memória das vítimas de acidentes de trânsito na escadaria da Igreja Matriz, às 9h.
Maio Amarelo no Brasil
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.
Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.
Vale ressaltar que o MAIO AMARELO, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “MAIO AMARELO” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.
O MAIO AMARELO quer e espera a participação e envolvimento de todos comprometidos com o bem-estar social, educação e segurança em decorrência de cultura própria e regras de governança corporativa e função social; razão pela qual, convidamos você, sua entidade ou sua empresa a levantar essa bandeira e fazer do mês de maio o início da mudança e fazer do AMARELO, a cor da “atenção pela vida”.
Fonte: www.maioamarelo.com