Gaspar participa de seminário sobre cartografia geotécnica na prevenção de desastres naturais
Nesta quarta-feira (28) a Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Superintendência da Defesa Civil, participou do II Seminário sobre cartografia geotécnica na prevenção de desastres naturais, em Florianópolis. O evento, voltado para os técnicos municipais e estaduais, foi capitaneado pela Secretaria Nacional do Ministério das Cidades e UFSC.
Durante o seminário aconteceu a divulgação e publicidade da metodologia de elaboração das cartas geotécnicas de aptidão em relação à urbanização frente aos desastres naturais, desenvolvidas pela Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com o Ministério das Cidades. Além disso, foi realizada a entrega oficial dos produtos de cartografia geotécnica para 15 municípios do Estado de Santa Catarina, incluindo Gaspar.
Em 2012, 286 cidades foram contempladas em todo país, recebendo as cartas de suscetibilidade de áreas de risco. De todos estes municípios, 106 foram selecionados, sendo 27 de Santa Catarina, e nesta quarta, 15 receberam as cartas geotécnicas de aptidão a urbanização frente aos desastres naturais.
“O momento é histórico. O estudo que recebemos permitirá aos municípios contemplados o aperfeiçoamento do planejamento urbano com muito mais segurança. Por meio da atualização dos planos diretores com base nessas cartas conforme Lei 12.608 de 10 abril de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil,” ressalta o superintendente da Defesa Civil, Rafael Araujo de Freitas.
Mais informações: Superintendente da Defesa Civil, Rafael Araujo de Freitas – 3331.1899