Gaspar abrirá processo licitatório para fiscalização eletrônica
A Prefeitura Municipal de Gaspar informa que as lombadas eletrônicas que controlavam a velocidade dos veículos em vias do município, foram removidas no dia 8 de setembro. Os equipamentos estavam localizados em quatro diferentes pontos. Três deles na Av. Frei Godofredo (sete equipamentos de fiscalização) e um na Rua Anfilóquio Nunes Pires (dois equipamentos de fiscalização), totalizando nove faixas fiscalizadas.
O motivo da remoção se deu com o encerramento do contrato, que a prefeitura mantinha com a empresa Fotossensores Tecnologias, responsável pelo sistema. O contrato venceu no mês de agosto, depois de quatro anos de serviços prestados no município. Segundo normas do Tribunal de Contas do Estado, o documento não permite a prorrogação nem renovação do contrato, ou seja, obrigatoriamente a administração municipal precisará abrir novo processo licitatório.
O novo processo, que será realizado por meio de pregão presencial, já está marcado para acontecer no dia 22 de setembro, e prevê dez novos pontos de fiscalização, são eles:
- Rua Anfilóquio Nunes Pires, altura dos números 230 e 231, 2 equipamentos;
- Av. Frei Godofredo, altura dos números 1649/1650, 3 equipamentos;
- Av. Frei Godofredo, altura dos números 1080/1081, 2 equipamentos;
- Av. Frei Godofredo, altura dos números 2699/2700, 2 equipamentos;
- Rua Hercílio Fides Zimermann, altura dos números 800/801, 2 equipamentos;
- Rua Anfilóquio Nunes Pires, altura dos números 3726 e 3727, 2 equipamentos;
- Rua Itajaí, altura do número, 1400/1401, 2 equipamentos;
- Rua Itajaí, altura do número 210, 1 equipamento;
- Rua Itajaí, altura do número 535, 1 equipamento;
10. Ponte Prefeito Dorval Rodolfo Pamplona, Ponte do Vale, 1 equipamento OCR/LAP.
O novo contrato prevê que os equipamentos sejam mais modernos e que, em pelo menos metade deles, seja disponibilizada a tecnologia OCR/LAP. Este sistema viabilizará a identificação através de monitoramento das placas. Com este recurso, além de identificar veículos com documentação irregular, o sistema possibilitará ainda a identificação de automóveis com registros de roubo ou furto. Enquanto o serviço estiver suspenso, os agentes do Ditran farão fiscalização nos pontos onde estavam localizadas as lombadas eletrônicas.
Mais informações: secretário de Fazenda e Gestão Administrativa, Carlos Roberto Pereira, 3331.6300