Festival Escolar de Dança de Gaspar reúne mais de duas mil pessoas
Foram três noites de muita emoção, sincronismo, música, diversão, nervosismo, e claro, coreografias. O Salão Cristo Rei foi o palco do 23º Festival Escolar de Dança de Gaspar. Esta edição do evento uniu o que há de melhor na arte estética no município.
O FED reuniu mais de duas mil pessoas, entre pais, familiares, amigos, profissionais de educação e bailarinos. Foram apresentadas 71 coreografias, dos mais variados estilos musicais e com figurinos de encher os olhos. O público pôde acompanhar movimentos precisos e ensaiados. Não importa a idade, o importante mesmo foi se soltar e dançar.
“Há 23 anos nós fomentamos a dança em Gaspar. Este ano, demos continuidade com o evento, um momento de emoção que com certeza mexeu com os sentimentos de muita gente. Aqui a comunidade se sente inserida na cultura da cidade,” reforça a secretária de Educação, Zilma Benevenutti.
Os dançarinos foram avaliados por jurados especializados em dança: Roberta Prado Guimarães (bailarina, coreógrafa, professora e produtora, graduanda do curso de licenciatura em Dança na Furb); Luciane da Cruz Souza Gamba (bailarina, coreógrafa e professora, graduada em Educação Física pela Furb, pós-graduada em nível de especialização em Ciência do Movimento Humano); e Giovana Hostert (bailarina, coreógrafa, professora, produtora, graduada em pedagogia com licenciatura em Educação Física, especialista em Dança Educacional).
Os estudantes vibravam a cada anúncio dos ganhadores. Mesmo em clima de disputa, a união tomou conta dos participantes. A torcida também teve papel fundamental entusiasmando os bailarinos, que faziam questão de arrasar a cada movimento.
“Sem vocês, estudantes, nada disso seria possível. Aqui em Gaspar produzimos muita cultura, eventos de renome estadual. Por isso, precisamos sempre expor, mostrar e evidenciar nossos artistas. As famílias devem sempre a estimular as crianças e adolescentes a viverem a cultura da nossa cidade,” avalia o prefeito, Kleber Wan-Dall.
O evento ainda foi abrilhantado pelas apresentações da Associação Amigos da Dança de Gaspar. O grupo cumpriu dignamente a função de abrir o espetáculo durante os três dias. A ASSAD já foi premiada diversas vezes no Festival de Dança de Joinville e em outros eventos pelo Estado.
As fotos da terceira e última noite do FED estão disponíveis na página da Prefeitura Municipal de Gaspar.
Confira os vencedores da noite:
Categoria “D”
1º Colégio UNI
Coreografia: Vem Dançar
Coreógrafa: Maria Carolina Pozzobon
Pontuação: 26,6
2º Colégio Me. Francisca Lampel
Coreografia: Bom Demais
Coreógrafa: Franciele Lenzi
Pontuação: 25,4
3º EEB Zenaide Schmitt Costa
Coreografia: Suspicious
Coreógrafa: Tati Salomão
Pontuação: 24,4
Categoria “F”
1º IFSC – Instituto Federal Santa Catarina
Coreografia: Reincidência
Coreógrafa: Karoline Martins Cordeiro
Pontuação: 26,79
Categoria “I”
1º Colégio Me. Francisca Lampel
Coreografia: Vamos lá na Vila
Coreógrafa: Franciele Lenzi
Pontuação: 28,0
2º Colégio UNI
Coreografia: Wine a Cut !
Coreógrafa: Alan Goetten
Pontuação: 27,6
3º EEB Zenaide Schmitt Costa
Coreografia: As Caça-Fantasmas
Coreógrafa: Tati Salomão
Pontuação: 24,9
Categoria “J”
1º EEB Prof. Honório MIranda
Coreografia: Do negro ao homem branco, existe sangue ioruba.
Coreógrafa: Lucas Moreira Araújo
Pontuação: 30,0
2º EEB Dolores Luzia dos Santos Krauss
Coreografia: Círio de Nazaré: A sagrada e profana Belém do Pará
Coreógrafa: Tati Salomão
Pontuação: 27,4
3º EEB Vitório Anacleto Cardoso
Coreografia: Tarantela
Coreógrafa: Vanessa Schlindwein
Pontuação: 26,3
Mais informações: Secretária de Educação, Zilma Benevenutti – 3331.1900