Prefeitura de Gaspar segue em alerta para os casos de dengue

Até o momento, foram registrados 57 casos de dengue e 40 casos seguem em investigação

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, segue em alerta para o combate da dengue no município. Nesta segunda-feira (30) foram registrados um total de 57 casos de dengue. Além disso, 40 casos seguem em investigação, 197 pessoas notificadas e 267 focos do mosquito Aedes aegypti, também transmissor de doenças como a Zika e chikungunya.

Desde os aumentos exponenciais de casos de dengue no município, a secretaria de Saúde adotou diversas medidas para conter o avanço da doença. Uma delas é intensificar os trabalhos de campo para eliminar os criadouros do mosquito, atualmente são 19 agentes de endemias que realizam esse trabalho diariamente.

A Prefeitura reforça a importância de toda a comunidade adotar medidas simples, para colaborar no combate à dengue, são elas: eliminar a água parada em vasos, garrafas, pneus e outros objetos que possam acumular líquido. “Estamos intensificando as nossas ações para evitar que a situação se agrave. Nossos agentes de endemias estão fazendo um grande trabalho de combate e prevenção para que os focos diminuam e que não causem doenças, mas essa é batalha de todos e contamos com o engajamento da população”, destaca o prefeito Kleber Wan-Dall.

A dengue é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti e os sintomas podem ser: febre alta, dor atrás dos olhos, dor muscular intensa. Em caso de suspeita, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para os devidos encaminhamentos. Em casos de dengue hemorrágica, o paciente necessitará de suporte hospitalar.

Sintomas de dengue

A pessoa com dengue pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária