Prefeitura amplia atendimento para crianças em CDIs

  A Prefeitura Municipal de Gaspar por meio da Secretaria de Educação e da Comissão de Ações para a Educação Infantil esclarece como funciona o processo de oferta de vagas nas unidades de ensino do município.

  A partir de 2018, além das vagas em período integral, o município também oferecerá vagas em período parcial nas instituições de ensino infantil. A novidade foi motivada considerando os estudos realizados, a necessidade de ampliação dos atendimentos na Educação Infantil e em atenção às prescrições legais, para o ano de 2018.

   Isso significa que, os pais que já têm filhos matriculados em período integral não devem se preocupar, pois as vagas para estas crianças continuam garantidas. A ampliação das vagas, que possibilita a matrícula para meio período será oferecida para as crianças que estão na fila de espera. É importante destacar que após o preenchimento total das vagas parciais, os pais que tiverem a matrícula efetivada, poderão optar por vagas integrais nas turmas em que sobrarem vagas, conforme ordem de inscrição.

   As novas matrículas em 2017 foram, preferencialmente, abertas apenas para período parcial, objetivando atender o maior número possível de crianças. É importante lembrar que a solicitação para abertura de vagas em meio período partiu da própria comunidade. “Fui procurada por diversas vezes por pais e responsáveis, que precisavam de vagas para os filhos. Eles disseram que se não havia vagas integrais, que ao menos existisse a possibilidade de vagas parciais, e foi isso que fizemos”, destaca a secretária de Educação Zilma Benevenutti.

  A respeito da carga horária para a educação infantil, o município segue rigorosamente o que rege a legislação. Conforme prescreve a Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013  que altera a LDB n. 9394/96, em seu  “Art. 31, que trata das regras para organização da Educação Infantil, estabelece no inciso III: atendimento à criança de, no mínimo, quatro horas diárias para o turno parcial e de sete horas para a jornada integral.

  Quanto às vagas para o pré-escolar, a secretaria está realizando um levantamento junto as escolas, para a partir desta análise, oferecer/transferir o atendimento das turmas do CDI para escola. Consequentemente, com as turmas de pré-escolar sendo atendidas nas escolas, a oferta de vagas para crianças de 0 a 3 anos nos CDI’s será ampliada. Destaca-se ainda que a criança matriculada para o Pré 1, precisa ter completado 4 (quatro) anos de idade até 31 de março de 2018. Para o Pré 2, a idade é de 5 (cinco) anos, até a mesma data.

  Atualmente, Gaspar conta com 3.277 crianças matriculadas na Educação Infantil. A fila de espera tem 1.009 inscritos. Desde o início do ano foram efetivadas 188 novas matrículas. A expectativa da Secretaria de Educação é de que cerca de 200 crianças que estão na fila de espera sejam matriculadas em período parcial.

 

Mais informações: secretária de Educação, Zilma Benevenutti – 3331.1900