Projeto pedagógico enfatiza a literatura com estudantes do Gaspar Alto

   Durante este ano, 20 estudantes do 3º ano e Período da Infância II e III, da Escola Professor Rudolfo Günther, no Gaspar Alto, realizam um projeto que incentivava o hábito pela leitura. O “Descobrindo Leitores”, sob orientação da professora Giana da Costa, desde a primeira reunião com os pais teve como objetivo intensificar o contato das crianças e das famílias com os livros, com técnicas diferenciadas.

   O projeto foi trabalhado com as turmas com diversos pontos diferentes, como mostrar aos pequenos que existem outras maneiras de leitura, trabalhar as literaturas por gêneros, autores ou temas, participar de atividades lúdicas e recreativas que possibilitem o aprimoramento da expressão gestual e corporal, oportunizar livros para leitura nas famílias, desenvolver a oralidade das crianças.

   De início, foi apresentada aos pais e crianças a história “Colcha de Retalhos”, da autora Liana de Leão. De maneira lúdica e participativa cada família ganhou um retalho e teve uma semana para customizar este pedaço de tecido com alguma lembrança ou memória importante da família. Depois desse período, os retalhos voltaram à escola e foram costurados, transformando cada pedaço em uma colcha com o diário de cada casa do bairro.

   Já em sala de aula, todas as sextas-feiras de 2017 foram dedicadas aos encontros do Clube do Leitor: “Gigantes da Leitura”. “Próximo ao fim de semana, nos reuníamos, compartilhávamos os momentos da colcha de retalhos. Além disso, o clube tem o intuito de ampliar a aprendizagem e a interação entre os pequenos,” reforça a professora Giana da Costa.  Quinzenalmente as famílias do bairro ainda faziam o troca-troca de livros no canto da leitura na escola.

   Mensalmente um gênero literário era explorado com as turmas como as poesias, trava-línguas, parlendas, cantigas de roda, textos narrativos, convites e bilhetes. A Escola Professor Rudolfo Günther também realizou uma feira de livros com a contadora de histórias: Vanessa Resende Fogaça. Neste dia foi oferecida uma oficina pedagógica, contação de histórias para as crianças.

   Houve também o intercâmbio de experiências e histórias com os estudantes da Escola de Educação Básica Belchior. Durante o Festival Literário, os pequenos visitaram a unidade de ensino no Gaspar Alto e aprenderam sobre o projeto.

   “A satisfação das crianças e a alegria em ter contato com diferentes literaturas foram momentos significativos e de muita imaginação. A criatividade em se expressar, ler, narrar, contar, recitar foi surpreendente. A cada momento era uma nova descoberta. O envolvimento das famílias neste processo também foi fundamental para aquisição de alguns conceitos e para ampliação do gosto pela leitura,” conclui a professora.

   O projeto possibilitou reflexões sobre a mudança de hábitos familiares, em relação ao contato com a leitura. As crianças estão mais envolvidas e interessadas por diferentes histórias. O encerramento oficial do projeto “Descobrindo Leitores” será nesta sexta-feira (24), às 9h45, com um sarau literário. Haverá participação especial das turmas do primeiro, segundo, quarto e quintos anos.