Prefeitura aumenta repasse para Rede Feminina de Combate ao Câncer

     A data não poderia ter sido mais bem escolhida, 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer. Para marcar a data, a Prefeitura de Gaspar por meio do gabinete do prefeito e da Secretaria de Saúde, realizou a cerimônia de assinatura do reajuste financeiro repassado a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar. A manhã desta segunda-feira foi especial para a comunidade gasparense, principalmente para as voluntárias da Rede Feminina. O prefeito Kleber Wan-Dall sancionou a Lei 3.818, que aumenta o valor do repasse financeiro da prefeitura para a instituição. A assinatura aconteceu no auditório do Ditran e reuniu autoridades e representantes da RFCC.

     A lei que existe desde 1994 em Gaspar, auxilia financeiramente a entidade que tem a bonita missão de dar suporte as pacientes diagnosticadas com câncer de mama e que também desenvolve um importante trabalho na prevenção da doença que é o tipo de câncer mais comum e que mais mata mulheres ao redor de todo mundo.

     Para o prefeito Kleber Wan-Dall o aumento do repasse é uma obrigação do município com a instituição que leva saúde e qualidade de vida a tantas mulheres. “Precisamos valorizar estas verdadeiras guerreiras, que mesmo com tantas dificuldades desempenham um papel fundamental em nossa sociedade. Estamos fazendo a nossa parte e é preciso que cada um faça a sua.”

     A verba da prefeitura para a RFCC era de R$ 21.950 mil desde 2014, a partir de 2018 o repasse será de R$ 30 mil. De acordo com a presidente da Rede Feminina, Maria Bernadete Isensee, este valor é fundamental para a saúde financeira da instituição “Toda e qualquer ajuda é importante para a Rede, mas com esse repasse teremos a garantia de que conseguiremos cumprir nossas despesas fixas e realizar as manutenções necessárias”.

     A Lei foi aprovada na semana passada pela Câmara de Vereadores e começará a ser repassada a partir de janeiro de 2018.

 Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar

     A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar tem sede a Rua Industrial José Beduschi,130, no centro de Gaspar. A entidade funciona de segundas a sextas, no período da manhã das 8h às 11h e no período da tarde das 13h30 até as 17h. Os Serviços oferecidos são exames citopatológico do colo uterino o Papanicoulau/Exame clínico da mama; Atendimento Fisioterapêutico duas vezes por semana, focando as pacientes mastectomizadas com linfedema de membros superior; com técnicas de Drenagem Linfática manual e mecânica; Atendimento Psicológico sempre que necessário; Empréstimo de perucas e lenços; Atendimento por agendamento para exame preventivo.

O Câncer de Mama

     O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum e que mais mata mulheres ao redor de todo mundo. Isso é o que indica os dados obtidos pela Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer. Segundo previsão do Instituto Nacional do Câncer, foi esperado que surgissem em 2016, 57.960 casos de câncer no Brasil. Sendo que 28%, desse total, seria câncer de mama. O agravante é que esse é o segundo tipo de tumor maligno que mais incide entre as brasileiras, ficando apenas atrás do câncer de pele.

     Em fase inicial, a doença não apresenta sintomas, por isso é difícil detectá-la de maneira precoce. É importante lembrar que quanto antes tratar da enfermidade, mais altas são as taxas de sucesso.

     Para a prevenção, é importante que mulheres façam o autoexame. É imprescindível que realizem exames especializados. É indicado que mulheres que tenham a faixa etária entre 50 e 69 anos façam mamografia, em um intervalo de dois anos, de acordo com a recomendação do INCA e do Ministério da Saúde.

Fontes: Gabinete do prefeito Kleber Wan-Dall, 3331.6325 // Instituto Nacional do Câncer e Ministério da Saúde.