5ª edição do PNAIC entra na reta final em Gaspar

     Investir na educação é trabalhar para o desenvolvimento da nossa sociedade, seja para melhorias a curto ou em longo prazo. Compreender as diferentes didáticas de ensino, inovar e buscar pela ampliação do conhecimento dentro das salas de aula é o ponto de partida para entregarmos aos estudantes gasparenses uma educação de qualidade.

 

     Nesta sexta-feira (1º) foi realizado último encontro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no auditório da Secretaria de Educação. O projeto foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), a Prefeitura Municipal de Gaspar por meio da Secretaria da Educação firmou o compromisso de dar continuidade ao plano no município, a autorização que permite a implantação do projeto nas escolas foi assinada pelo prefeito Kleber Wan-Dall no período da manhã. O pacto acontece anualmente desde 2013.

 

     “O PNAIC, que está na 5ª edição no município de Gaspar, é um momento rico para socialização e estudo entre as cursistas. Com o projeto podemos acompanhar o processo de evolução dos alunos e compreender a melhor maneira de progredirmos na alfabetização”, comenta Sandra Mara Hostins, Assessora Administrativa e cursista do projeto.

 

     O pacto é desenvolvido desde o dia 30 de agosto e contou com a integração de 55 participantes. O processo teve a duração de 100 horas e, neste ano, além do grupo do ciclo de alfabetização, foi iniciado o trabalho com a educação infantil e o projeto Novo Mais Educação, da Escola Angélica Costa.

 

     Durante o mês de agosto foram realizados três encontros diurnos e, nos meses de setembro, outubro e novembro os encontros aconteceram quinzenalmente, das 18h às 22h, para o desenvolvimento de estudos aprofundados sobre a alfabetização.

 

     Os aprofundamentos contaram com a orientação das formadoras Raquel Bernardes Correa, da educação infantil, Cristiane Luciano Correa, do Novo Mais Educação e Rosimeri Moser Melato do ciclo de alfabetização.

 

     Para a secretária da Educação, Zilma Mônica Sansão Benevenutti, o encontro fortalece a união entre educadores e a co-criação de novos métodos de ensino. “A realização desse projeto beneficia e potencializa a melhoria da educação da nossa cidade”, acrescenta.

 

     Na próxima semana as participantes estarão em Balnerário Camboriú para formação e trarão as novidades para o próximo ano.

 

     Em 2017 o governo federal não ofereceu bolsa de estudos para desenvolver os trabalhos apresentados, como era feito anteriormente. No entanto, cientes da importância da continuidade do projeto em Gaspar, os educadores assumiram o compromisso de forma voluntária.

 

    Mais informações: Secretaria Municipal de Educação, Zilma Mônica Sansão Benevenutti e/ou Assessora Administrativa, Sandra Mara Hostins – 3331-1900