Carnês do IPTU serão entregues a partir de fevereiro
A Prefeitura Municipal de Gaspar informa que os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU de 2018 serão distribuídos a partir da segunda semana de fevereiro, exclusivamente via Correios. No site, a segunda via do IPTU estará disponível a partir do dia primeiro de fevereiro.
Para pagamento à vista o vencimento é dia 20 de março, com 15% de desconto em cota única. O IPTU também pode ser pago em cinco parcelas, com valor integral, com vencimentos em 20 de março, 21 de maio, 20 de julho, 20 de setembro e 20 de novembro.
Aposentados podem requerer a isenção do imposto, para isso devem comparecer na prefeitura até o dia 20 de março, munidos de documentos pessoais, documento que comprove a propriedade e comprovante de renda. Terá direito o proprietário do imóvel, que é aposentado ou pensionista, que tenha a renda até 2 (dois) salários mínimos, desde que a área edificada não ultrapasse a 120 (cento e vinte) metros quadrados e que tenha somente um imóvel no Município de Gaspar.
Para obter desconto para propriedade com mata nativa, o contribuinte deverá comparecer na prefeitura até o dia 20 de março, munido de documentos pessoais, documento que comprove a propriedade, um croqui com a localização, e uma foto atual da propriedade.
Quem tiver propriedade com produção agrícola, pecuária ou extrativa também tem direito a desconto, para isso o contribuinte deverá comparecer a prefeitura até o dia 20 de março, munido de documentos pessoais, documento que comprove a propriedade, comprovante de residência, notas fiscais de produtor rural, e outros documentos que comprovem a produção rural.
A estimativa é de que cerca de 22 mil carnês sejam distribuídos no município. Os moradores que por algum motivo não receberem o carnê pelos Correios, poderão fazer a retirada na prefeitura. Em breve, será disponibilizado também o serviço no site www.gaspar.sc.gov.br, onde também será possível tirar dúvidas e imprimir a 2ª via do carnê.
O reajuste do IPTU 2018 foi atualizado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Este ano, o valor do imposto está 2,8% mais caro, levando em consideração o acumulado de dezembro de 2016 a novembro de 2017.
O IPTU pode ser pago no Banco do Brasil, Bradesco, Blucredi, Banrisul, Caixa Econômica Federal, Itaú, Viacredi ou em lotéricas.