Abrigo será desativado nesta sexta-feira (19)
Desde terça-feira (16), depois das fortes chuvas que castigaram Gaspar, a Prefeitura Municipal trabalha intensamente na recuperação dos prejuízos causados pelo temporal. Desde que ativou o plantão, às 18h da terça-feira, a Defesa Civil contabilizou61 registros de ocorrências, a maioria deslizamentos e alagamentos. Servidores municipais e voluntários formados pelo órgão trabalharam na resposta à comunidade.
Na manhã da quarta-feira (17), a prefeitura iniciou um intenso trabalho de recuperação, limpeza e manutenção de vias e espaços públicos, além de dar suporte e apoio para quem teve prejuízos nas residências e empresas.
O abrigo da Comunidade Santa Terezinha foi ativado e recebeu três famílias com 13 pessoas, que tiveram suas casas ameaçadas por deslizamentos de terra, no bairro Gaspar Mirim. O grupo permaneceu no local até esta quinta-feira (18), quando deixaram o abrigo para ficar na casa de familiares. O abrigo continuou aberto e será desativado nesta sexta-feira (19).
A Defesa Civil coordena o grupo de servidores e voluntários que trabalha no levantamento de danos e prejuízos públicos e privados, nos locais onde foram registrados alagamentos e deslizamentos. Até agora foram registradas 73 ruas alagadas, 250 residências foram vistoriadas e tiveram confirmação de que foram atingidas. Este trabalho continua nos próximos dias, seis equipes realizam este levantamento, entre eles, fiscais da Secretaria de Planejamento Territorial e voluntários da comunidade que desde o ano passado recebem capacitação para casos como este.
Mais informações: Rafael Araújo de Freitas, Coordenador da Defesa Civil