Prefeitura promove capacitação socioambiental

    A Prefeitura de Gaspar, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), promoveu, durante o mês de junho, um curso de formação de multiplicadores mirins com crianças residentes da comunidade Jardim Primavera. Com foco na conscientização ambiental e social, cerca de 40 crianças de quatro a seis anos, do CDI Sonia Gioconda Beduschi Buzzi, participaram de três dias de evento onde foram trabalhados diversos aspectos da formação cidadã.

 

    O secretário de Planejamento Territorial do município, Alexandre Gevaerd, lembra que a capacitação das crianças é um complemento de todo trabalho de recuperação pela qual a localidade vem passando nos últimos anos. “Essa capacitação tem como objetivo sensibilizar as famílias, através das crianças, a zelarem pelo seu local de residência e cuidar das melhorias que a comunidade vem recebendo do Poder Público nos últimos anos”, explica. Para Gevaerd, esse processo de conscientização é algo a ser trabalhado de forma permanente na comunidade.

 

    As crianças passaram, nos dias 8, 13 e 20 de junho, por cursos de aprendizagem de forma lúdica em meio a brincadeiras. O ponto principal foi a manutenção das áreas de preservação e a importância da conscientização ambiental. “A ação aconteceu durante a semana do meio ambiente e ensinou a cuidar do espaço que já foi recuperado”, completou Gevaerd.

 

    Ainda, visando diminuir os pontos de descarte irregular de lixo sólido, a Secretaria de Planejamento Territorial em parceria com o Samae, também iniciaram um trabalho junto aos moradores da localidade para coibir o depósito indevido de lixo em calçadas, ruas e terrenos. Para isso, foram criado um informativo, que foi distribuído aos moradores, destacando a importância do descarte correto destes materiais, além da instalação de uma placa informativa. A placa chama a atenção para o descarte incorreto dos resíduos sólidos, informando qual o serviço disponível no município para o destino correto destes materiais. A placa instalada em abril na Área de Preservação Permanente (APP).

 

Jardim Primavera

    A comunidade Jardim Primavera se localiza no bairro Bela Vista. Após as cheias de 1983 e 1984, a União através do extinto DNOS desapropriou parte das terras para a execução dos serviços de dragagem do rio Itajaí Açu. Sem fiscalização, as ocupações foram se multiplicando de forma rápida e desordenada na localidade. A última ocupação ocorreu após a catástrofe climática de 2008. A Associação de Moradores rebatizou a área de Comunidade Jardim Primavera, onde passou por um processo reurbanização e o reassentamento das famílias em área de risco. Ao total, mais de 90 famílias foram retiradas das margens do rio e realocadas  em áreas mais seguras com a infraestrutura necessária para abrigar essas famílias, bem como a execução de programa de recuperação ambiental nas margens do rio e trabalho social permanente buscando a mediação dos conflitos decorrentes da execução das obras e principalmente para conscientização comunitária para a valorização das práticas adotadas.