Hospital de Gaspar sinaliza melhora no atendimento
Aos poucos, a prefeitura de Gaspar, através da Secretaria de Saúde, e a direção do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro vão conseguindo avanços importantes na busca pela qualificação constante do atendimento à população. Há cerca de um mês, uma nova empresa, Hórus Saúde, é a responsável pela gestão dos serviços médicos da instituição. Desde a sua chegada, a Hórus alterou o quadro de médicos, aumentando o número de profissionais, visando a melhoria do atendimento à comunidade. Nesta semana, os representantes da empresa apresentaram um relatório das ações para o prefeito Kleber Wan-Dall e a equipe de Saúde.
Os primeiros resultados dessas mudanças aparecem de forma direta nos atendimentos aos pacientes que procuram o pronto socorro do Hospital de Gaspar. Um dos principais indicadores é referente ao percentual dos casos de urgência e emergência. Dos quase cinco mil atendimentos mensais realizados no hospital, 14,04% são classificados como urgência e emergência e tem um atendimento imediato. No último mês, ao menos 11 pacientes em estado mais grave foram encaminhados para outros hospitais da região, reforçando o fortalecimento da relação entre o Hospital de Gaspar e as outras estruturas da rede estadual de saúde.
Além disso, o número de atendimento de especialistas também aumentou com a chegada da Hórus. Atualmente, um pediatra está disponível 24 horas na unidade de saúde, seja em atendimento direto ou em regime de sobreaviso. Um ortopedista e obstetra também passaram a dar o apoio na unidade, onde são realizadas 20 consultas ortopédicas por dia com encaminhamentos para cirurgia, quando necessário.
O tempo de espera para o atendimento no pronto socorro também vem diminuindo. Atualmente, quase 70% dos atendimentos ambulatoriais – aqueles que não são enquadrados como urgência ou emergência, são atendidos em até uma hora. Antes das mudanças, esse número era inferior a 50%. Mesmo com os números positivos, o secretário de Saúde, Roberto Pereira, afirma que o momento é de continuar trabalhando. “Os números demonstram que estamos na direção certa. Ainda longe do ideal, mas caminhando para a melhora na qualidade do atendimento”, disse.
Sistema de cores
Os atendimentos no Hospital de Gaspar, assim como ocorre nos principais hospitais do mundo, são classificados por gravidade da situação do paciente. A divisão acontece por cores, do estado mais grave, indicada pela pulseira vermelha e amarela, ao mais leve, que é referente ao atendimento ambulatorial, representada nas cores azul, verde e amarela. Todos os atendimentos que são classificados como emergência e urgência (cores vermelho e laranja) tem o atendimento imediato assim que dão entrada no Hospital.