Campanha Gaspar Segura apoia projetos de segurança pública no município

   Instituído pela Polícia Militar de Santa Catarina, o projeto “Rede de Vizinhos” conta agora com o apoio da Câmara Técnica de Segurança do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL. O projeto surgiu com a necessidade de usar uma estratégia que permite a atuação dos moradores de um mesmo bairro com o objetivo de aumentar a segurança no local, prevenindo problemas de ordem. Pensando nisso, foi criada a campanha #GasparSegura, como um incentivo à população para apoiar projetos de segurança pública que acontecem no município.

   Com o tema “Segurança se faz em comunidade”, o projeto apoia ações relacionadas ao tema desenvolvidas pela Polícia Militar do município. Para o assessor de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Schnaider Pedrini, a campanha serve para divulgar as práticas e as políticas de segurança pública. “A ideia é envolver a comunidade nas questões relacionadas à segurança, orientando as melhores práticas para aumentar a sensação de Segurança e evitar imprevistos”, comenta. A Prefeitura de Gaspar através da Secretaria de Desenvolvimento, Econômico, Renda e Turismo por meio do DEL apoia o programa que está em desenvolvimento em todo o município.

   Atualmente, 76 “redes de vizinhos” existem em Gaspar, espalhadas em diversas ruas e são compostas por moradores e empresários em localidades distintas da cidade. Para ter acesso ao programa na sua região, é preciso seguir alguns passos. Primeiro deve se constatar a localidade interessada para a Polícia Militar. A partir disso, haverá uma reunião de sensibilização e mobilização, o preenchimento da ficha cadastral, a avaliação dessas fichas e a fixação das placas de identificação das regiões. Qualquer bairro pode ter acesso ao programa.

Confira abaixo dicas, desenvolvidas pela Polícia Militar e o DEL, para manter a segurança da sua casa:

1- Não deixe luzes acesas;

2- Não se esqueça de fechar os registros de água e gás;

3- Informe um vizinho de confiança o período de sua ausência e peça para olhar sua residência se possível;

4- Não se esqueça de deixar um número de telefone para que possa ser encontrado em caso de emergência;

5- Certifique-se de que tudo esteja trancado como portas, portões e janelas;

6- Desligue a campainha e o telefone ou diminua o som;

7- Não se esqueça de desligar eletrodomésticos e eletrônicos da tomada;

8- Não conte a estranhos ou a pessoas em quem não confia plenamente que vai viajar.

Quer participar ou já apoia e participa do projeto e quer uma cidade cada vez mais segura? Você pode compartilhar a foto em destaque com a hashtag #GasparSegura em suas redes sociais.

 Mais informações: Secretário de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, Celso de Oliveira, 3331.6386.