Prefeitura promove atividades em alusão ao Dia do Idoso

   Dia 1º de outubro é mundialmente conhecido como o Dia do Idoso. Comemorado anualmente desde 1991, a data tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de uma melhor qualidade de vida para a população idosa. Em Gaspar, o município tem uma população idosa de cerca de cinco mil pessoas, de acordo com dados coletados pelo IBGE no Censo realizado em 2011. Acompanhando as estimativas do Censo 2020, esse número deve duplicar. No município, o Dia do Idoso será comemorado durante todo o mês de outubro, com ações para todos os gostos.

   Nesta quinta-feira, dia 3, crianças da creche Lar Maria de Nazaré passarão uma tarde cheia de lazer e aprendizado com os idosos do grupo de crochê do Centro de Convivência do Idoso de Gaspar. Serão mais de 60 crianças participando juntamente dos idosos de atividades e momentos recreativos. A programação continua no dia 8, terça-feira, com mais uma edição da Tenda da Vovó, a oportunidade gera uma união dos idosos e promove a elevação da autoestima da terceira idade que pode vender seus doces e artesanato.

   A terceira atividade será no dia 18 de outubro, com um show de talentos promovido pela Assessoria de Assuntos para a Melhor Idade no Centro de Convivência do Idoso. No local, idosos do centro têm a oportunidade de mostrar seus talentos e trocar experiências com outras pessoas. A última ação será no final do mês, dia 25 de outubro, com uma noite dançante para encerrar as comemorações para o dia do idoso.

   Para Andrea Schramm, assessora de Assuntos para a Melhor Idade, a programação foi feita e pensada para gerar momentos lúdicos, de lazer e esportivos para os idosos que participam do centro. “Queremos que a terceira idade gasparense esteja feliz e vivendo ativamente. Ações como as que estamos promovendo elevam a autoestima e os incentivamos a continuar participando. Queremos que nossos idosos tenham um envelhecimento ativo e mais saudável, por isso trabalhamos tanto o preparo físico quanto o mental deles”, argumenta Andrea. Além das atividades em alusão ao dia do idoso, o Centro de Convivência do Idoso promove durante todo o ano atividades voltadas para esse nicho da população.

   Com a volta do Conselho do Idoso, avanços ofereceram qualidade de vida e bem-estar às pessoas com mais de 60 anos. Progressos foram feitos em relação às políticas públicas como oficinas, atividades esportivas e educacionais.  No início de 2019 foi assinada a criação do Fundo Municipal do Idoso. O fundo habilita a captação de recursos do imposto de renda para investir em projetos e políticas públicas para a terceira idade. Por conta disso, o contribuinte pode destinar até 6%, na pessoa física, e 1%, na pessoa jurídica, do seu imposto para o fundo.

   Esses recursos ajudam na permanência das atividades promovidas pelo município, além da promoção de novas. Todos os dias da semana ações são realizados no Centro de Convivência do Idoso ou em outros polos. As atividades vão de aulas de artesanato até hidroginástica. Pintura, patchwork, dança, coral, alfabetização, passeios didáticos, palestras, ginástica, bombeiro da melhor idade e muitas outras práticas são desenvolvidas para aumentar a autoestima do idoso.

   Neste ano, outro avanço foi a criação da Faculdade Integrativa da Terceira Idade. As aulas são realizadas todas as segundas e quartas-feiras até o final de novembro, o curso serve para ajudar o idoso nas finanças pessoais, economia do cotidiano, oficina de memória, atividades funcionais, saúde, qualidade de vida, imagem e cuidados pessoais. Ao todo, 30 idosos fazem parte do projeto que mostra a essa população que para obter conhecimento nunca é tarde.

   Além de todas essas atividades, durante o ano são promovidos campeonatos como os Jogos dos Idosos, que classificam os atletas com mais de 60 anos para os Jogos Aberto da Terceira Idade de Santa Catarina – Jasti. Para Santiago Martin Navia, secretário de Assistência Social, as políticas públicas voltadas aos idosos estão se consolidando e gerando momentos singulares que devem ser preservados e incentivados. “Queremos tornar nossos idosos cada vez mais ativos e participativos com o centro. Promovemos ações para que eles consigam sair de suas casas, criando contatos e interações com a sociedade. Nosso maior objetivo é melhorar a qualidade de vida para o nosso idoso”, finaliza.

Atualmente a Secretaria de Assistência Social atende mais de 500 idosos semanalmente em todas as atividades.