Definidos os novos conselheiros tutelares de Gaspar

   Cinco conselheiros tutelares foram eleitos para atuar em Gaspar a partir do próximo ano. A eleição para o conselho tutelar ocorreu neste domingo (6). Os novos conselheiros serão empossados no dia 10 de janeiro de 2020 e vão atuar até dezembro de 2024. A votação aconteceu em cinco locais da cidade, das 8h até 17h. Ao todo foram 1485 mil votantes.

   A eleição foi coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social. De acordo com o Secretário de Assistência Social, Santiago Martin Navia, as eleições ocorreram sem nenhuma irregularidade. “Foi tranqüilo, queria agradecer as equipes de trabalho e a comunidade que abraçou a eleição”, destaca Santiago.

Confira os eleitos e quantidade de votos:

Vanessa Fabiane Scheidt – 873 Votos

André Luis Conceição – 629 Votos

Mayndra Tonet – 495 Votos

Márcio Sansão – 475 Votos

Mari Inez Testoni Theiss – 391 Votos

 

Confira os suplentes e quantidade de votos:

Josiane Cristina dos Passos Zuchi – 344 Votos

Maria Marlise Rita – 291 Votos

 

Conselho Tutelar

   O Conselho Tutelar foi criado em 1990, pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), têm a tarefa de garantir os direitos da população de até 17 anos de idade. A Atuação desse órgão ocorre diante de uma situação de ameaça ou violação dos direitos com o objetivo de proteger a criança ou o adolescente que está em situação de vulnerabilidade. Também é papel do conselheiro atender e aconselhar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes.

   Os casos chegam ao Conselho Tutelar de diversas maneiras, encaminhados por delegacias, Estratégia Saúde da Família (ESF) ou até mesmo por escolas. Isso acontece quando há abandono ou violência por parte de familiares. Algumas famílias também buscam o órgão por iniciativa própria, em busca de seus direitos, com demandas em educação, saúde ou até conflitos como disputa de guarda dos filhos.