Prefeitura e Fundação Bunge inauguram Espaço de Leitura Vinicius de Moraes

 

 

 

   A Prefeitura de Gaspar por meio da Secretaria de Educação e Diretoria de Cultura com o apoio da Fundação BUNGE, inaugurou na tarde desta quarta-feira (9), a reforma de ampliação do Espaço de Leitura Vinícius de Moraes. O novo espaço foi criado com o objetivo de incentivar a leitura entre os jovens e adultos da cidade, além da sala para o público infantil.

   No evento autoridades da cidade e o Gerente da Bunge, Ernani Schaab, participaram do ato solene que marcou o início das atividades. A secretária de Educação, Zilma Mônica Benevenutti, destaca a utilização desses espaços para os jovens e crianças da cidade. “É imprescindível estimular as crianças e jovens a lerem, para que possam buscar cada vez mais o conhecimento. Espaços como esses, são de extrema relevância social”, finaliza. O vice-prefeito Luis Carlos Spengler Filho, destaca a importância da parceria entre a Prefeitura e a Fundação Bunge. “A parceria entre o poder público e a iniciativa privada, traz grandes avanços para a cidade, como os que estamos presenciando hoje, Agradecemos a sensibilidade da Fundação Bunge em entender a importância e abraçar esse projeto conosco”, salienta. 

   O novo espaço é atrativo para as crianças, com os novos móveis, livros e computadores para uso delas. Na manhã de quinta-feira (10), alunos já aproveitaram o novo ambiente e participaram de uma roda de leitura, contação de histórias e outras atividades culturais ministradas por profissionais da educação.  

 

Programa Semear Leitores

   O Programa Semear Leitores foi criado pela Fundação Bunge para estimular o contato da criança com os livros de maneira prazerosa e, por meio da leitura, incentivar a ampliação do universo. Para isso, a Fundação apostou na oferta de espaços acolhedores e lúdicos, projetados especialmente para facilitar o acesso aos livros.

   O acervo conta com de cerca de mil títulos, renovados anualmente com o envio de kit com novos livros, além de baús lúdicos, com adereços e fantasias que contribuem para as atividades realizadas nos espaços, como as contações de histórias, tornando o momento ainda mais interessante para os pequenos.

   Realizado em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios e outras entidades, o Programa também promove a formação de mediadores de leitura, profissionais responsáveis por estimular o gosto pelos livros, por meio de encontros presenciais e ferramenta online.

 Atualmente, já são 31 espaços Semear Leitores, presentes em nove estados – Santa Catarina (Gaspar), Rio Grande do Sul (Rio Grande), Paraná (Ponta Grossa e Paranaguá), São Paulo (Santos, Orindiúva, Icém, Paulo de Faria, Riolândia, Palestina, Carapicuíba, Nova Granada e Guaraci), Minas Gerais(Santa Juliana e Fronteira), Bahia (Luís Eduardo Magalhães), Tocantins (Tupirama e Bom Jesus do Tocantins), Pará (Itaituba) e MT (Rondonópolis).

 

Mais informações: Secretária de Educação, Zilma Benevenutti – 3331.1910