Noite Cultural agita Gaspar nesta terça-feira, 22
Nesta terça-feira 22, a Noite Cultural da Gincana da Juventude movimenta o município, o evento acontece no Ginásio Prefeito João dos Santos a partir das 19h. No dia, os mais de 120 alunos e profissionais das instituições de ensino da cidade participarão de atividades culturais de dança música e teatro, além de apresentações de músicas ao vivo.
Duas provas estão marcadas para a Noite Cultural, a primeira prova será a Dramatização Musical, em que cada equipe deverá escolher uma música e encenar, enquanto todos escutam a música. A segunda prova será o Concurso de Dança, que tem o objetivo de integrar os pais dos alunos, cada equipe deverá escolher dois casais para participar de um concurso de dança sendo pai e filha ou mãe e filho. O evento é gratuito e aberto para toda a comunidade.
Seis equipes participam da Gincana da Juventude – 2019, os resultados e parciais são: Fera Teens com 729 pontos, Guerreiros da Marina 686 pontos, Shining Team 650 pontos, Raio de Luz 644 pontos, Gifiscana com 624 e a equipe Lendários com 606 pontos. A equipe ganhadora da Gincana será conhecida no dia 9 de novembro.
Juventude em Gaspar
O Conselho Municipal de Juventude vem trabalhando para construir as políticas públicas de juventude em Gaspar. Com composição mista, equilibra a participação da sociedade civil e poder público. O conselho é autônomo independe do processo de eleições municipais. Desde 2015 encontrava-se desativado, sendo reativado em junho de 2018. O conselho tem por objetivo dar voz aos jovens do município e criar mecanismos para atender as demandas, sugerindo ao governo municipal ações que poderão atender seus anseios.
Já em dezembro de 2018, aconteceu a 5ª Conferência Municipal da Juventude. O evento reuniu profissionais de diversas áreas para discussões sobre empreendedorismo, comunicação, tecnologia e cultura. Durante o encontro também iniciou a elaboração do Plano Municipal da Juventude.
Outra ação importante para a Assessoria de Assuntos para a Juventude é o Gaspar PRO, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Ecômico, Renda e Turismo e a classe empresarial. O programa surgiu da dificuldade dos empresários em encontrar mão de obra qualificada. Mesmo com capacitações disponíveis, falta a participação. O programa busca estimular a procura por essa qualificação. Os encontros fomentam a discussão entre a classe empresarial e a instituições de ensino, para que possam chegar a possíveis soluções a partir da demanda identificada.