Extração de areia do rio é tema de encontro
O processo de extração de areia do Rio Itajaí-Açu foi tema de uma reunião realizada nesta quarta-feira, 6, entre diversos órgãos. Estiveram presentes representantes da Defesa Civil de Gaspar, Superintendência do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vereadores, representantes do Sindicato da Indústria e Extração de Areia do Estado de Santa Catarina e empresas mineradoras da região.
As atividades de extração de areia são importantes para a vida do rio, porque que ajudam na vazão e na velocidade, se feita de forma correta e dentro das leis. De acordo com o Superintendente da Defesa Civil, Evandro de Mello Amaral, a reunião foi motivada por dúvidas da comunidade a reseito da atividade. “Recebemos muitos questionamentos da comunidade, pois ainda há dúvidas sobre o que é legal ou não e estamos trabalhando para atuar na fiscalização e também na orientação”, ressalta.
Além disso, a audiência também teve o objetivo de melhorar o relacionamento entre os órgãos, e realizar ações em conjunto para viabilizar a fiscalizarão da extração de areia ilegal. Atualmente em Gaspar, quatro empresas fazem este serviço com os devidos licenciamentos e de acordo com a Lei. Hoje, grande parte da areia utilizada na construção civil vem do fundo do rio. Após a extração, o material colhido passa por peneiras e se transforma em areia fina, média ou grossa.