Faculdade Integrativa da Terceira Idade é destaque estadual
O projeto Faculdade Integrativa é destaque estadual no V Seminário de Envelhecimento Ativo. O evento acontece entre os dias 28 e 29 de novembro, no município de Porto Belo. A Faculdade Integrativa foi selecionada para apresentar, junto a outros sete projetos, os detalhes do programa e os seus avanços quanto à assistência social ao idoso no município. O seminário acontece em conjunto com o X Encontro Estadual de Gerontologia e tem como objetivo promover conhecimento acerca do envelhecimento ativo e possibilitar a troca de experiências entre os municípios catarinenses.
Para Santiago Martin Navia, secretário de Assistência Social, essa é uma chance de mostrar o trabalho social feito no município. “Estar em destaque no Estado é fruto de trabalho de uma equipe. Para nós é uma satisfação poder proporcionar para os nossos idosos oportunidades de ampliar seus conhecimentos, ter momentos de lazer e melhorar a sua qualidade de vida”, ressalta o secretário.
Cerca de 300 pessoas são esperadas no evento estadual. O Seminário de Envelhecimento Ativo em conjunto com o Encontro Estadual de Gerontologia tem como objetivo gerar um aprofundamento do conhecimento das pessoas em relação ao cuidado com a pessoa idosa e uma reflexão sobre o envelhecimento e a pessoa com deficiência, reforçando a importância do controle social e da democracia participativa. Além de promover um diálogo sobre o atendimento das políticas públicas dos municípios.
Elaine Cristina da Silva Guimarães, diretora geral de Assistência Social, acredita que o projeto foi selecionado por conta da mudança que a faculdade está promovendo na qualidade de vida dos idosos gasparenses. “Os alunos estão muito satisfeitos. Sempre ouvimos elogios e não temos nenhuma desistência mesmo com quase cinco meses de projeto. Todos estão comprometidos com o desafio que lhes foi dado, não faltam e participam ativamente das aulas práticas e teóricas realizadas”, complementa.
Faculdade Integrativa da Terceira Idade
As aulas da Faculdade Integrativa da Terceira Idade se iniciaram no dia 5 de agosto. Com uma turma de 30 idosos, as aulas são ministradas todas as segundas e quartas-feiras das 14h as 16h30 durante dois anos. O objetivo da faculdade é proporcionar o conhecimento ao idoso nas áreas de finanças pessoais, economia do cotidiano, oficina de memórias, atividade funcionais, saúde, imagem e cuidados pessoais.
A faculdade é promovida pela Prefeitura de Gaspar por meio da Secretaria de Assistência Social.
Terceira idade no Brasil
O Brasil atualmente tem uma população de aproximadamente 600 mil idosos e Santa Catarina é um dos estados com a maior expectativa de vida do país – com médio de 78 anos, sendo 84 ara mulheres e 74 para homens – segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
Dados do IBGE apontam que no último censo, realizado em 2011, a população de pessoas acima de 60 anos em Gaspar era de aproximadamente cinco mil pessoas. A Assessoria de Assuntos para a Melhor Idade é responsável por promover atividades voltadas para os idosos. O objetivo do órgão é proporcionar qualidade de vida aos idosos em Gaspar por meio de grupos de lazer e cursos que incentivam a cultura.
Mais informações: Secretário de Assistência Social, Santiago Martin Navia, 3332.0068