1º Hackathon da Juventude é realizado em Gaspar
A juventude é o presente e o futuro de nosso município, por isso ouvir os jovens sobre as necessidades e desejos é importante. Pensando nisso, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer e da Assessoria da Juventude, realizou o Hackathon, uma maratona voltada para jovens gasparenses de 15 a 29 anos, que tinha como principal objetivo discutir o Plano Municipal da Juventude para os próximos 10 anos. O evento aconteceu entre os dias 6 e 7 de dezembro, no Ginásio Prefeito João dos Santos e teve o total de 78 participantes.
Os presentes no evento foram divididos em três eixos: Educação, Saúde e Profissionalização, trabalho e renda. O grupo vencedor do Hackathon foi o da Educação, ganhando um orçamento de R$5 mil reais para ser aplicado em um projeto voltado à Juventude do Município e um rodízio de pizza. Em segundo ficou a Saúde, que ganhou orçamento de R$3 mil reais para um projeto. Os integrantes do grupo Profissionalização, trabalho e renda ganharam dois ingressos extras para o parque aquático Cascata Carolina. Todos os participantes da maratona já haviam sido contemplados com entradas do Parque. Além disso, houve também premiações individuais, com o sorteio de uma bolsa 100% para graduação na UNOPAR, uma das parceiras do evento, e também o sorteio de cinco cursos profissionalizantes da Cronos Educação.
O Hackathon contou também com diversas atrações, como apresentação de dança da campeã da Gincana da Juventude, escola Zenaide Schmitt Costa, a apresentação da banda Pirão Catarina e diversas palestras com o intuito de ajudar no crescimento dos jovens presentes. Algumas autoridades também marcaram presença, como o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, e a gerente de projetos da Secretaria Nacional da Juventude, Lívia Lopes de Souza.
Todos os grupos apresentaram propostas, que irão integrar o Plano Municipal da Juventude de Gaspar e serão estudadas para serem aplicadas. Uma das propostas já começará a ser implementada, com o aval do prefeito Kleber: na última sexta-feira de todo mês, um espaço com som e palco será disponibilizado para apresentações culturais dos jovens na praça Getúlio Vargas.
Com o êxito da primeira edição do Hackathon, o próximo já começa a ser pensado. “Esse tipo de evento, que propõe discussões com os jovens sobre o futuro da nossa cidade, precisa ganhar cada vez mais espaço em nosso calendário. Escutar essa juventude, que será o futuro de Gaspar, é imprescindível para que possamos colocar nossas forças nos lugares certos”, frisa Jorge Pereira, presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer. “Nosso objetivo é fazer com que os jovens se sintam parte das discussões e do desenvolvimento do nosso município. Por isso não vamos parar por aqui, vamos em busca do aprimoramento e fazer com que o Hackathon da Juventude seja um modelo a ser seguido em todos os lugares”, ressalta.
A ideia do Hackathon surgiu através da ideia de trazer inovação na forma de elaboração do Plano Municipal da Juventude. “Nossa equipe pensou em cada detalhe buscando de que forma poderíamos escutar os jovens de uma maneira nunca feita antes. Foi daí que surgiu o Hackathon da Juventude, que é o primeiro evento feito nesses moldes em nosso país. Gaspar mais uma vez se torna pioneira no Brasil em inovação de ações voltadas ao poder público, já foi assim como o MEG, com o primeiro edital do FIA e o Hackathon é mais um exemplo a ser seguido. O evento é a prova de que a inovação pode fazer parte na maneira de discutir políticas públicas”, afirma o prefeito Kleber Wan-Dall, que esteve presente.