Defesa Civil disponibiliza telhas para famílias afetadas por granizo

 

 

 

   Com a instabilidade do tempo no último mês, diversas família tiveram prejuízos por conta das tempestades de granizo em regiões de Gaspar. O Bairro Bela Vista foi o mais prejudicado. Por conta disso, a Defesa Civil de Gaspar disponibilizou telhas para as famílias que não tinham condições de reformar suas casas após o evento climático. Foram disponibilizadas até 20 telhas para cada casa e 38 famílias receberam o benefício. A distribuição das telhas começou na manhã do dia 27, na última quarta-feira.

   A Defesa Civil, logo após o episódio climático, averiguou quantas famílias foram atingidas e as possibilidades para ajudá-las de alguma forma. Após a aquisição da telha, a superintendência entrou em contato com as famílias que indicaram se necessitavam da ajuda. “Para adquirir as telhas, a família deveria retornar o contato apresentando à Superintendência comprovação de que não teria condições para reparar os danos causados pelo granizo”, explica o superintendente da Defesa Civil de Gaspar, Evandro de Mello do Amaral. Todas as 38 famílias que alegaram a necessidade de ajuda receberam o material

   Emili Cristina dos Santos da Silva, moradora da Rua Vila Nova, ressalta que as 20 telhas ajudaram muito no bem-estar dos seus familiares e acabou com os transtornos causados pelo granizo. “Depois do granizo, toda vez que chovia molhava a casa toda, era um transtorno mudar os móveis para não estragar e limpar tudo depois”, comenta a moradora. “Com as telhas conseguimos melhorar a situação da nossa casa e não precisamos nos preocupar com as chuvas”, finaliza.

   As telhas foram doadas para as famílias e compradas com recursos próprios da Defesa Civil do município. As telhas têm 06 milímetros de espessura, 1 metro e 10 centímetros de largura e 3 metros e 66 centímetros de comprimento e são de fibrocimento. De acordo com o superintendente da Defesa Civil de Gaspar, Evandro de Mello do Amaral, as telhas são de material mais resistente e previnem que situações como essas se repitam. “Priorizamos comprar telhas com essas especificações para prevenir um novo evento parecido, elas são mais perenes e não necessitam de tantas manutenções”, esclarece.


Recomendações da Defesa Civil:

 

Em caso de chuva de granizo:

– Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de chuva de granizo;

– Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;

– Não fique no alto de morros ou no topo de prédios;

– Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas;

– Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;

– Evite estruturas altas tais como torres, de linhas telefônicas e de energia elétrica.

 

 

Quem mora próximo a encostas:

– Em período de chuvas, os moradores devem ficar atentos em inclinações de postes e árvores. 

– Estufamentos de murros.

– Descida de pequenos detritos ou água barrenta dos morros.

 

 

Locais que alagam:

– Ficar atento à previsão do tempo.

– Para quem mora em ruas afetadas, a recomendação é que se prepare para os alagamentos, levantando móveis se houver a necessidade.

– Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados.

– Fique de olho nas informações dos órgãos oficiais!

– Uma das recomendações diárias também é recolher o lixo que ajuda no melhor fluxo de água pelos bueiros.

 

Se algum destes itens for percebido, a recomendação é ligar para a Defesa Civil no telefone 199 ou, em casos mais graves, sair de casa e ligar para o Corpo de Bombeiros no 193.

 

Mais informações: Defesa Civil de Gaspar (47) 3331-6370.