Unidades do CRAS promovem ações e atendimentos durante o ano

   Gaspar, atualmente, conta com três Centros de Referência de Assistência Social – CRAS pelo município. Destinados a fortalecer a convivência com a família e com a comunidade, os CRAS são necessários para promover o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos socioassistenciais da cidade. No município, dois serviços são oferecidos pelos Centros: o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV.

 

  A partir desses serviços, ações são realizadas durante o ano. Ao todo, foram promovidas 2.195 atendimentos particularizados, 739 visitas domiciliares, mais de mil pessoas participaram de palestras ou ações coletivas e 27 atividades recreativas foram realizadas para as pessoas que frequentam os CRAS.

 

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF

   O PAIF trabalha de forma social com famílias. Seu caráter de serviço é continuado e tem como finalidade fortalecer a função protetiva da família, prevenindo a ruptura de vínculos e promovendo o acesso das pessoas a direitos. O serviço atende e acompanha as famílias por meio de instrumentos como atendimentos, visitas domiciliares, grupos de famílias e outros meios de aproximação.

  No CRAS Casa da Família foram 897 atendimentos particularizados, 217 visitas domiciliares e 815 pessoas participaram de ações. O CRAS atende os Bairros Bela Vista, Figueira, Coloninha, Gaspar Alto e Gaspar Grande. No CRAS Zilda Arns Neumamm 682 pessoas tiveram atendimentos particularizados, 302 visitas domiciliares e 311 pessoas participaram de palestras promovidas pelo local. São atendidas as famílias do Bairro Barracão, Bateias, Gaspar Mirim, Santa Terezinha, Gasparinho e Macuco.

  Já os Bairros Belchior, Margem Esquerda, Arraial, Lagoa, Sete de Setembro e Poço Grande são atendidos pelo CRAS Silvio Schramm. No total, 616 atendimentos particularizados foram realizados. 220 visitas domiciliares e 272 pessoas participaram das ações e palestras realizadas. “Essas ações servem para contribuir na melhoria da qualidade de vida das famílias”, explica Santiago Martin Navia, secretário de Assistência Social. “Queremos potencializar o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários de forma preventiva, protetiva e proativa”, acrescenta.

 

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV

   Os atendimentos em grupo são realizados pelo SCFV. As atividades envolvem cunho artístico, cultura, de lazer e esportivo de acordo com a idade dos usuários. “Esse serviço é uma forma de intervenção social planejada que estimula e orienta os usuários na reconstrução de suas histórias e vivencias individuais, coletivas e familiares”, ressalta o secretario de Assistência Social.

   Seis passeios culturais e oito ações socioeducativas foram realizados durante o ano. Além de participações em feiras de saúde, temáticas e na popular Feira da Amizade. Ações diferenciadas como horta comunitária, show de talentos, palestras, rodas de conversas, reuniões e festas acrescentaram mais vivências nos 163 usuários que frequentam o serviço.

  Uma participação no Projeto Golfinhos em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar e a festa de encerramento das atividades do SCFV com o projeto Cosplay terminaram o ano cheio de ações os Centros de Gaspar.

 

Mais informações: Secretário de Assistência Social, Santiago Martin Navia, 3397.1094.