Esporte de Gaspar em 2019 é marcado por conquistas e crescimento
O ano de 2019 está chegando ao fim e chegou o momento de celebrar a evolução do esporte e do lazer em nosso município através da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Gaspar (FMEL). Ao todo, são 10 modalidades esportivas promovidas, com parcerias, pela FMEL: voleibol, futsal, futebol, jiu-jitsu, muay thai, judô, karatê, luta olímpica, xadrez e o skate. Além disso, existe o apoio às modalidades de atletismo, downhill, futebol americano, etc. O destaque principal deste ano foi o aprimoramento do programa Novo Esporte Gaspar, que ajuda a formar e desenvolver novos talentos na cidade de Gaspar.
Programa Novo Esporte Gaspar
Este foi o segundo ano da implementação do programa Novo Esporte Gaspar, um programa criado com o objetivo de estimular a prática esportiva no município e também trazer mais investimento para essa área, ajudando atletas e professores (técnicos) em seu desenvolvimento. Em 2018, foram aproximadamente 700 crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos impactadas pelos trabalhos realizados dentro do programa. Nesse ano, houve um aumento, com aproximadamente 1000 pessoas, que participam de atividades em 23 polos esportivos no município.
As aulas e atividades são distribuídas para uma equipe de técnicos que se dividem em categorias. Entre eles os da própria FMEL; técnicos de rendimento, que são os que treinam equipes e disputam competições representando Gaspar; técnicos de iniciação, que trabalham no desenvolvimento de atletas; e os técnicos parceiros, que prestam auxílio no crescimento do projeto.
Além disso, dentro do programa Novo Esporte Gaspar existem o Bolsa Atleta e o Bolsa Técnico, criadas para ajudar financeiramente os atletas e técnicos de destaque apoiados pela FMEL. Hoje, são 40 atletas e 13 técnicos beneficiados, com mais de R$20 mil investidos mensalmente e cerca de R$200 mil no ano. “A existência dessa bolsa é realmente fundamental para nosso trabalho. Ela nos ajuda de diversas maneiras e mostra que nossa dedicação pelo esporte de Gaspar é reconhecido”, conta Maycon Schramm, um dos técnicos beneficiados com o projeto.
O objetivo da Bolsa Atleta é ajudar nos custos para o treinamento, equipamentos e como forma de incentivo para continuar praticando esportes. “Nós queremos que os atletas continuem se envolvendo cada vez mais com o esporte, por isso lutamos pela criação desse projeto. Isso também faz com que os jovens não precisem entrar de maneira precoce no mercado de trabalho, o que é uma das nossas maiores preocupações”, conta Jorge Pereira, presidente da FMEL. Já o Bolsa Técnico vem como uma maneira de ajudar na busca por mais profissionais capacitados. “Com esse incentivo nós conseguimos contratar mais pessoas para nos ajudar em nossa missão. Devido a isso é que conseguimos ter técnicos suficientes para atingir 23 polos esportivos e ainda mais jovens neste ano”, explica.
A missão para 2020 é ampliar o projeto ainda mais. “Estamos lutando para conseguir aumentar os valores aplicados nesse projeto, porque queremos alcançar e beneficiar ainda mais atletas e técnicos. Os resultados alcançados esse ano são excelentes no voleibol, no futsal, no judô e karatê e queremos continuar nesse caminho em todas as modalidades”, ressalta Jorge. “Nós entendemos a importância desse projeto e por isso o nosso desafio é fazer com que ele cresça. Dessa forma, o incentivo para os técnicos e atletas darem o melhor pelo esporte de Gaspar continua e os frutos serão colhidos”, conclui.
Conquistas do esporte gasparense
O ano de 2019 foi vitorioso para o esporte de Gaspar. Além do crescimento na estrutura e no número de pessoas atingidas, o trabalho tem dado retorno, trazendo títulos e conquistas. O esporte coletivo mais premiado foi o voleibol, seguido do futsal:
Voleibol Feminino:
-LCV (Liga Catarinense de Voleibol)
Iniciante – 2º lugar
Mirim – 2º lugar
Pré Mirim – 1º lugar
-FCV (Federação Catarinense de Voleibol)
Pré Mirim – 1º lugar
-Taça Paraná
Sub 14 feminino – 1º lugar série Ouro
Sub 14 masculino – 3º lugar série Prata
Voleibol Masculino:
-LCV (Liga Catarinense de Voleibol)
Iniciante – 2º lugar
Mirim – 2º lugar
Pré Mirim – 1º lugar
-FCV (Federação Catarinense de Voleibol)
Pré Mirim – 1º lugar
-Taça Paraná
Sub 14 feminino – 1º lugar série Ouro
Sub 14 masculino – 3º lugar série Prata
Futsal Feminino:
-Champions Cup Futsal – Balneário Barra Sul
Sub 15 feminino – 2º lugar
Sub 16 feminino – 1º lugar
-Copa Dipil
Sub 11 feminino – 2º lugar
Sub 17 feminino – 3º lugar
-Circuito Regional OLESC
Sub 16 feminino – 1º lugar
Futsal Masculino:
-Champions Cup Futsal – Balneário Barra Sul
Sub 16 masculino – 3º lugar
Os esportes individuais também tiveram destaque em 2019, ganhando ainda mais espaço do que no ano anterior no atletismo, jiu jitsu, karatê e com grande destaque ao judô, com 8 medalhas:
Judô
-Campeonato Estadual Sub 15
Alice de Andrade Costa – 2º lugar
José Lucas da Silva – 1º lugar
-Olesc
José Lucas de Souza da Silva – 1º lugar
Alice de Andrade Rodrigues da Costa – 3º lugar
-JESC 12/14
Ana Júlia – 2º lugar
Alice de Andrade Rodrigues da Costa – 3º lugar
-JASC
Juliano Ribeiro e Jimmy Ponath Ribeiro – 3º lugar (Nague no Kata)
-Joguinhos Abertos
Caio Penteado – 3º lugar
Jiu Jitsu
-JASC
Silvio Osni Vieira Junior – 3º lugar
Karatê
-Campeonato Catarinense de Karatê
Gabriela Cardoso de Oliveira – 1º lugar
-Campeonato Brasileiro de Karatê
Geancarlos de Oliveira – 2º lugar (Kumitê)
Atletismo
-JESC 12/14
Nicoly S. Manrich – 3º lugar – Tetratlo (estadual)
Para quem trabalha no dia a dia da FMEL, 2019, devido a essas conquistas e a consolidação do programa Novo Esporte Gaspar, foi um ano de sucesso e realização. “Esse ano tivemos resultados muito positivos e expressivos, mostrando os frutos do Novo Esporte já em seu segundo ano de implementação. Com isso nós vemos a importância da continuidade desse projeto, para que haja um crescimento contínuo ano a ano”, comenta Cláudio Roberto Avila, diretor de esportes da FMEL. “Apesar de todas as conquistas, o judô merece destaque, pois conseguiu medalhas em todas as competições que disputou. O voleibol teve um ano excelente, tanto no feminino como no masculino e também o futsal, que em todas as modalidades apresentou uma grande evolução, já trazendo resultados. Além disso, o karatê e o jiu jitsu também conquistaram títulos e resultados expressivos e isso mostra como nosso esporte está crescendo”, enfatiza.
Juventude em foco
O ano de 2019 também foi de fortalecimento nos assuntos que abordam a juventude de Gaspar. Muitas ações foram realizadas visando acolher as necessidades e desejos dos jovens, como a Feira de Informações sobre Profissões, a criação da cartilha em parceria com o DEL (Conselho de Desenvolvimento Econômico Local) e GasparPro, o “Viradão do Enem”, o 2º Encontro com Empresários e Gestores de RH, eventos culturais, a formação e o acompanhamento com dos Grêmios Estudantis, a Gincana da Juventude e o 1º Hackathon da Juventude Gaspar. Todas essas ações foram realizadas pela Assessoria para Assuntos da Juventude, com o apoio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer.
A evolução do trabalho com a juventude é visível e os planejamentos para o próximo ano já começaram. “Este ano foi diferente do que elaboramos no anterior, foi mais produtivo, conseguimos tirar muitas ações do papel, por isso acreditamos que o ano de 2020 será ainda melhor”, conta Denis Eduardo Estêvão, assessor para assuntos da juventude. “Em 2020 temos a missão de realizar o 2º Hackathon e a 6ª Conferência Municipal de Juventude e além disso assumimos o compromisso de toda primeira sexta-feira do mês realizarmos uma atividade cultural na praça Getúlio Vargas. A juventude está virando pauta, esta é a nossa missão”, conclui.