Procon de Gaspar orienta consumidores nas compras de Natal
Faltando poucos dias do Natal, as lojas já estenderam o horário de funcionamento para melhorar as vendas no fim de ano. De acordo com última pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina – Fecomércio, o consumidor catarinense irá gastar em média R$ 493,74 com presentes. Para preparar os consumidores com as compras do período, a Prefeitura de Gaspar, através da Superintendência da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor – Procon, elaborou algumas dicas que podem evitar problemas na hora de escolher os presentes.
Antes de realizar qualquer compra, o consumidor deve sempre pesquisar em diferentes estabelecimentos e verificar as vantagens oferecidas conforme a forma de pagamento escolhida. A recomendação é de, sempre que possível, optar pelo pagamento à vista, geralmente há descontos e o consumidor evita futuros endividamentos com cartões de créditos. Se houver diferença entre o preço na vitrine e o preço afixado no produto, prevalece o menor preço, porém, o Superintendente do Procon de Gaspar, Thiago Zardo, destaca que “há necessidade de boa-fé nas relações entre comerciantes e consumidores”.
Outra dica essencial é sempre o consumidor certificar na loja sobre a possibilidade de troca, se o presente não agradar ou não servir, de acordo com o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, a troca só se torna obrigatória em caso de vício na mercadoria. O prazo de garantia é de 30 dias para produtos não duráveis (alimentos) e 90 dias para os duráveis (eletrodomésticos, veículos, celulares, equipamentos eletrônicos).
“Extrapolado esse prazo, é possível exigir uma das alternativas previstas no Código de Defesa do Consumidor, um produto similar, a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço”, explica Zardo.
Nas compras realizadas fora do estabelecimento comercial (internet, telefone), é importante que o consumidor fique atento ao prazo de arrependimento estabelecido pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor. O consumidor tem o prazo de sete dias corridos, a contar da data do recebimento do produto para desistência.
Em qualquer compra, é recomendado sempre pedir nota fiscal do produto. “Ela comprova a relação de consumo e será de extrema necessidade caso aconteça algum problema, além de ajudar no exercício dos seus direitos enquanto consumidor e contribuinte” destaca Thiago Zardo.
Comércio
Os clientes do comércio de Gaspar devem se programar. Entre os dias 16 e 20 o horário do comércio será o de 8h até às 20h. Nos dias 21 e 23 os estabelecimentos comerciais estarão abertos das 8h às 20h e no dia 22 (domingo) das 10h às 22h. No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, as lojas atenderão das 8h às 13h. Nos dias 29, 30, 31 e 01 as lojas estarão fechadas.
Campanha
Neste ano, a campanha do CDL intitulada ‘De carona com o Noel’ movimenta o comércio. A cada R$ 50 em compras o consumidor receberá um cupom para concorrer um carro O KM, além de 10 vales compras no valor de R$ 300. O sorteio ocorre no dia 11 de janeiro às 11h, na Praça Getúlio Vargas.