Força empreendedora é destaque em Gaspar
Muitas ações da cidade são pautadas pelo seu desenvolvimento, seja nos setores produtivos ou de áreas da indústria, comércio e de serviços. A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, trabalha durante todo o ano no planejamento de ações estratégicas para o crescimento e desenvolvimento local, transformando as potencialidades de Gaspar em novas oportunidades para toda a população.
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, o município teve um saldo positivo de geração 1.784 de vagas de emprego com carteira assinada de janeiro à outubro deste ano. Entre as cidades do Médio Vale, Gaspar é a segunda cidade que mais gera emprego, atrás apenas de Blumenau, além disso, é a 4ª que mais cria empregos formais em Santa Catarina, com os números proporcionais a população.
O secretário Celso Oliveira, comemora os resultados. “Gaspar mantém saldos positivos de vagas desde o início do ano, reflexo do mercado de trabalho aquecido, além de diversas ações que a Prefeitura promove. A instalação de novos empreendimentos comerciais na cidade, indústrias e programas de capacitação de mão de obra, são projetos que melhoram a qualidade de vida da população, estimulam a economia local e atraem a atenção do mercado”, ressalta Celso.
A Secretaria empenha na promoção de pesquisas, na geração de empregos e no incentivo para a instalação de novas empresas no município. Em abril de 2018, a Prefeitura de Gaspar, implementou o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), criado para avaliar e traçar ações e políticas de desenvolvimento econômico para a cidade.
Apenas em 2019, foram criados 945 novos empreendimentos, um número 23% maior que o mesmo período de 2018. Com a abertura de novos empreendimentos na cidade, o mercado de trabalho também se aquece, gerando novas oportunidades de emprego e renda.
Para o prefeito Kleber Wan-Dall, a administração municipal cumpre um papel fundamental nessa conquista. “Cada vez mais, buscamos fomentar o empreendedorismo e a geração de emprego e de renda na cidade, por meio de ações de aproximação com empresários e comerciantes, bem como apostar na importância da qualificação profissional. Isso só mostra que nosso trabalho está gerando frutos”, destaca Wan-Dall.
Programa Gaspar PRO
O programa surgiu da dificuldade dos empresários em encontrar mão de obra qualificada. Mesmo com capacitações disponíveis, falta a participação. O programa busca estimular a procura por essa qualificação. Os encontros fomentam a discussão entre a classe empresarial e a instituições de ensino, para que possam chegar a possíveis soluções a partir da demanda identificada.
Programa de Desenvolvimento Econômico Local
O Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) visa mensurar o potencial econômico do município. Implementado no município em 2018, o programa também tem como objetivo instituir um modelo de gestão capaz de contribuir para a economia local, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável. Além disso, o DEL ainda visa criar um clima propício para o crescimento da economia local e atrair novos investidores, interagindo com o setor produtivo, diversificando a economia e possibilitando a sustentabilidade do município e, em segunda instância, a região.
Cidade Empreendedora
Em 2018, Gaspar adotou o programa Cidade Empreendedora. No total, o programa prevê mais de 25 ações com o objetivo de fortalecer a economia local. O Cidade Empreendedora é uma parceria entre a Prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE Santa Catarina. Um dos pontos importantes está no apoio ao Comitê da Desburocratização. Com ele, procedimentos foram modificados para dar mais agilidade aos processos de abertura de empresas.Outra ação ocorre no Espaço do Empreendedor, implementado em 2017, que está recebendo melhorias e firmou parceria com instituições e entidades que atuam junto aos empresários. Além disso, uma campanha de apoio ao projeto Juro Zero com atendimento de agências de microcrédito.
Selo Prefeito Empreendedor
Em abril de 2019, Gaspar recebeu o prêmio “Prefeito Empreendedor” do Sebrae. A premiação tem como objetivo reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.
Capital da Moda Infantil
Em Gaspar, 28,16% das empresas são voltadas para o setor têxtil, sendo responsável pela geração de 37,65% dos empregos na cidade. Ao total, são 870 empresas de confecções, 484 facções e 85 tinturarias, fiações, tecelagem e outros. Cerca de 60% dessas empresas são voltadas para o setor infantil. Com base nesses dados, a Prefeitura de Gaspar está pleiteando o título de Capital Nacional da Moda Infantil.
Avanços no Turismo
Em agosto, Gaspar entrou para a categoria B de turismo do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo – Mtur, além de Gaspar, outras 18 cidades de Santa Catarina fazem parte dessa categoria. A cidade “Coração do Vale” subiu de categoria após fazer melhorias nos critérios e compromissos exigidos pelo Mtur, além de seguir as orientações dadas pelo órgão. Desde 2017 as políticas públicas envolvendo o turismo foram aprimoradas. Gaspar adotou novos critérios e assumiu compromissos que ajudaram na evolução. Dos critérios facultativos, o município legitimou sete, sendo que três deles já estão em elaboração. Entre os destaques estão a implantação da Diretoria de Turismo, a criação do Conselho Municipal de Turismo, a atualização e ampliação de empresas no Cadastur e a participação efetiva nas Instâncias de Governança. Para a categorização o Mtur utiliza como critérios o fluxo turístico doméstico e internacional, além do número de empregos e estabelecimentos formais no setor de hospedagem.
A Diretoria de Turismo também teve papel fundamental no replanejamento da ExpoGaspar como principal evento anual, agrupando os demais eventos já consolidados ao longo dos anos. Outra ação importante foi a reestruturação do Natal de Gaspar, com a finalidade de transformá-lo em evento turístico. Por meio de parceria com entidades do município como ACIG e CDL foi possível a criação da Multifeira e também do Festival da Cerveja de Gaspar, importantes eventos que já fazem parte do calendário da cidade. Por fim, os trabalhos de elaboração do Plano Municipal Territorial de Turismo do município, conforme preconizado pelo Ministério do Turismo. O plano tem como principal meta conscientizar e fazer a população entender sobre o que é o turismo e o quão fortalecê-lo é importante. A previsão é colocar o Plano de Turismo em prática ainda no primeiro semestre de 2020.
Todas essas ações são colocadas em prática na temporada de verão, neste período, Gaspar se prepara para receber cerca de 300 mil turistas vindos de diversos estados e países vizinhos da América do Sul. Oito parques aquáticos fazem parte da ‘Rota das Águas’, além dos diversos parques, o município conta com outras opções de turismo, como o Roteiro Vila D Itália, Rota da Lingüiça e o Turismo Religioso.