Prefeitura de Gaspar é modelo de Excelência em Gestão para todo o Brasil

A Prefeitura de Gaspar foi escolhida pelo Ministério da Economia para ser a precursora na implantação do projeto do Governo Federal de excelência em gestão com ênfase nas transferências de recursos. Desde julho, servidores da Prefeitura se preparam para aplicar o Modelo de Excelência em Gestão de Transferências de Recursos – MEG/Tr.

Desde a implantação do MEG/Tr, foram realizadas capacitações no Tribunal de Contas do Estado e com técnicos do Ministério da Economia. Uma comissão de colaboradores efetivos e comissionados foi formada para iniciar a implantação do MEG na prefeitura. O grupo tem a participação de representantes das secretarias de Fazenda e Gestão Administrativa, Desenvolvimento Econômico, Educação, Obras, Agricultura, Assistência Social, Saúde, Procuradoria e Planejamento, alem da Fundação de Esportes e do Samae.

Após as capacitações algumas ações a curto, longo e médio prazo já estão sendo iniciadas. Gaspar se tornou o primeiro município do Brasil a implantar o Instrumento de Melhoria de Gestão de 100 pontos do MEG/Tr, e por esse motivo, Gaspar serve como modelo de estudo de caso nas capacitações do Ministério da Economia por todos os estados do Brasil.

O MEG desenvolve diversas ações para a melhoria na gestão administrativa, uma delas é a integração e comunicação de todas as secretarias, o MEG envolve todos os setores e garante um funcionamento sistemático.

Outra ação promovida pelo MEG é a criação do Comitê de Governança Institucional, que prevê a implementação da cultura de melhoria da gestão municipal, um grupo responsável por diagnosticar as práticas de gestão, propor e inserir melhorias em todas as áreas da prefeitura.
Atualmente, o comitê trabalha com nove projetos para proporcionar a melhoria, todos esses projetos estão programados para iniciar no inicio de 2020. As nove melhorias são:

 

• Iniciar a elaboração de uma biblioteca do conhecimento aos servidores;

• Ter um calendário anual de capacitação para os servidores e ações voltadas para a segurança no trabalho;

• Atualizar a carta de serviços para os cidadãos no site da prefeitura;

• Iniciar a implantação de ações de boas práticas de sustentabilidade nas secretarias do prédio Edson Elias Wieser;

• Iniciar o acompanhamento da qualidade do atendimento aos cidadãos através de pesquisa de satisfação;

• Iniciar a implantação de uma política de segurança da informação na prefeitura;

• Fomentar a cultura da gestão de processos para aprimorar a rotina de trabalho dos servidores;

• Acompanhar o planejamento estratégico e fomentar a cultura de gestão de projetos;

• Criar um banco de projetos para captação de recursos e melhorar a transparência aos cidadãos para acompanhamento destes investimentos;

• Melhorias na estrutura administrativa

Essas são algumas ações e resultados esperados que serão executados em 2020. O prefeito Kleber Wan-Dall, comenta os desafios propostos. “Sabemos que são grandes desafios, não temos pretensão de vencê-los em um ano de trabalho, até por ser algo inovador, por isso vamos começar com algumas entregas para 2020. O importante é a partida que estamos dando no caminho para aprimoramento da gestão”, destaca Wan-Dall.

Destaque Nacional

Em setembro, Gaspar atraiu olhares de representantes de todo o Brasil em Brasília, no IV Fórum Nacional de Transferência de Recursos, evento realizado pelo Ministério da Economia. O case da cidade foi apresentado para representantes de diversos municípios e instituições do Brasil como exemplo a ser seguido.Os programas ‘Avança Gaspar’, ‘Gaspar É Mais Saúde’ e ‘Gecom’ foram os destaques apontados pela comissão encarregada de implantar o Modelo de Excelência em Gestão de Transferência de Recursos – MEG/Tr em Gaspar. Os programas destacados foram apresentados para a platéia, mostrando desde a concepção até os resultados já alcançados. Os servidores também apontaram recursos financeiros, captação de recursos, entre outros.