Prefeitura de Gaspar promove avanços na saúde
A Prefeitura der Gaspar por meio da Secretaria de Saúde trabalha durante todo o ano com o objetivo de aperfeiçoar os serviços de saúde no município. Alguns avanços são resultados da eficiência administrativa aliado aos investimentos da Prefeitura na promoção da saúde dos gasparenses. Desde março de 2018, o programa ‘É Mais Saúde’ promove um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo orientado para elevar a qualidade e a cobertura dos serviços de saúde prestados pela Secretaria de Saúde de Gaspar.
Nos primeiros meses de Programa, foram inauguradas três novas Unidades de Saúde, que juntas atendem aproximadamente 12.800 pacientes, com média 4.200 por unidade. Todos os bairros são contemplados com novas estruturas e reformas que acontecem durante todo o ano. Além das novas estruturas, também foram reformadas as Unidades dos Bairros Bela Vista, Jardim Primavera, Barracão e Santa Terezinha e Gaspar Alto. A reforma da Unidade de Saúde do Bairro da Lagoa encontra-se em andamento.
Entre as consultas médicas na atenção básica, foram realizadas 132.287 consultas apenas em 2019, um número que aumentou 11,17% em relação a 2018. Outros números também destacam o programa: foram realizados 219.714 exames laboratoriais e 30.846 não laboratoriais.
Na Policlínica foram contabilizadas 23.110 consultas com especialistas. Entre os procedimentos realizados estão consultas de urgência e emergência, exames como raios-X e laboratoriais, procedimentos de enfermagem, entre outros.
Houve mudanças nos Serviços de Atendimento Domiciliar, agora com atendimentos realizados semanalmente e com a contratação de novos profissionais, incluindo um técnico de enfermagem, um motorista e um fisioterapeuta, tudo isso para melhorar a qualidade de vida da população de Gaspar.
Em setembro, a saúde de Gaspar alcançou um feito histórico, a fila de espera em cirurgias oftalmológicas de catarata foi zerada. Mais de 600 pessoas foram contempladas com a cirurgia apenas em 2019. O mutirão ocorreu no Hospital Dom Bosco, em Rio dos Cedros.
Outra ação importante que beneficiou mais de 5.200 pessoas, foi a parceria entre a Prefeitura de Gaspar e o OdontoSESC. Foram quase cinco meses de atendimentos que totalizando mais de 950 tratamentos concluídos e mais de 11 mil procedimentos realizados, uma redução de 85% na fila de espera na odontologia do município.
O secretário municipal da saúde, José Carlos de Carvalho, avalia as ações desenvolvidas. “Durante todo o ano trabalhamos duro, realizando diversas ações, campanhas e melhorias, para atender a comunidade gasparense na sua integridade. Nossa meta é sempre proporcionar o melhor na prestação de serviços relacionados à saúde do município. Em 2020, iremos trabalhar para que nossos resultados sejam ainda melhores”, finaliza José Carlos.
Aproximação com a Comunidade
Promover a prevenção, educar a população, compartilhar conhecimento foram algumas das ações realizadas pela Secretaria da Saúde durante o ano. Diversas campanhas foram promovidas para conscientizar a população em relação à algumas doenças, como a realização do agosto laranja, setembro amarelo, outubro rosa, novembro azul e dezembro vermelho. Todas pautadas para instruir a comunidade, com a realização de palestras educativas e exames gratuitos.
CAPS
O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS registrou 7.489 atendimentos individuais, o que equivale a uma média de 624 atendimentos mensais. Deste total, 23,18% passaram por consultas com médico clínico geral, 12,53% com psiquiatra, 29,12% com psicólogos (público maior de 18 anos), 12,86% com a psicóloga de crianças e adolescentes, 10,76% com a assistente social, 7,93% com a enfermagem e 3,63% com terapeuta ocupacional.
Além dos atendimentos individuais, o CAPS tem como foco os atendimentos de grupo. Neste ano foram oferecidas diferentes modalidades de grupos: culinária, manejo da dependência química, artesanato, auto-estima, Bem vindo ao CAPS, Expressão, Família, Horta e Jardinagem, Ginástica Chinesa, Música, Reiki, Imagens Terapêuticas, Mulheres, Projeto de Vida, Sem medo de viver, Terapia Comunitária, grupo de adolescentes e grupos de adolescentes sobre dependência química. Essas atividades obtiveram uma média de 10 participantes por cada encontro de grupos, que aconteceram semanalmente.
Centro Especializado da Saúde da Mulher e da Criança
Também foram ressaltados os avanços em saúde da mulher, e da criança com a implantação do Centro Especializado da Saúde da Mulher e da Criança. – iniciado em março de 2019. A inauguração do centro faz parte do programa “Gaspar é Mais Saúde”.
O centro oferece conforto aos pacientes já que agora, todos os procedimentos são realizados em um só lugar. Os serviços disponíveis no Centro são as consultas em ginecologia, consulta em obstetrícia (médio e alto risco), pediatra, enfermagem, consulta de psicologia infanto-juvenil consulta em fonoaudiologia, teste da orelhinha e procedimentos ginecológicos. Entre os números de atendimentos realizados estão, 3963 mamografias, 747 testes de orelinha.
Vigilância Epidemiológica
Durante o ano, diversas campanhas de vacinação foram realizadas, no total, ocorreu a aplicação de 203.414 doses de vacinas para a população gasparense. Além disso, 438 testes rápidos foram efetuados para as doenças de HIV, Sífilis, hepatite B e C.
Farmácia Viva com manipulação de Fitoterápicos
Com o objetivo de produzir, manipular, controlar a qualidade e dispensar fitoterápicos no município, o projeto de Fitoterápicos foi oficialmente lançado no município em dezembro de 2019. Sua implantação começou um ano antes, em dezembro de 2018, quando a Secretaria Municipal de Saúde obteve a aprovação do projeto para a estruturação da “Farmácia Viva”.
O projeto, elaborado por uma equipe multidisciplinar que possui conhecimento dos programas relacionados a plantas medicinais e fitoterápicos, poderemos diminuir o consumo de remédios sintéticos, sua dependência e seus efeitos colaterais.
Mais informações: Secretaria de Saúde: (47) 3703 – 3700