Fake News: Assistência Social alerta para mensagem sobre Bolsa Família

   Na última semana, o Ministério da Cidadania emitiu uma nota esclarecendo que são falsas as informações sobre o suposto benefício de R$ 350 para a compra de material escolar que o Governo Federal estaria oferecendo aos beneficiários do Programa Bolsa Família a partir do mês de janeiro de 2020. A Fake News foi divulgada por meio das redes sociais durante os primeiros dias do ano e foi desmentida em nota no site oficial do Ministério da Cidadania.

  A recomendação da Secretaria de Assistência Social do município aos gasparenses é para que as notícias sejam checadas em sites oficiais do governo municipal e federal antes de compartilhadas. O site oficial do Ministério da Cidadania atualiza diariamente notícias referentes ao Bolsa Família e as mudanças no programa.

 

Bolsa Família em Gaspar

   No município, 613 famílias são auxiliadas pelo programa que atende as famílias que vivem em situação de pobreza e de extrema pobreza. As famílias com rendas de até R$ 178 por pessoa podem receber o benefícios do Governo e entram nos critérios exigidos para receber ajuda do programa. Em Gaspar o cadastramento é realizado na sede da Secretaria de Assistência Social e nos três CRAS espalhados pelo município.

  O indivíduo que recorrer ao auxilio deve apresentar os documentos de todas as pessoas que residem na mesma casa para a primeira etapa. Após isso, é realizada uma entrevista com a pessoa responsável da família para a checagem de informações. O cadastro deve ser renovado anualmente para que as famílias não percam o vínculo com o Programa. Com mais de 600 famílias auxiliadas, Gaspar realiza a fiscalização dos inscritos motivados por denúncia indicando que a família não necessita mais da ajuda.

Mais informações: Secretário de Assistência Social, Santiago Martin Navia, 3397.1094.