Projetos oriundos do FIA formam jovens
Mais de 50 jovens gasparenses se formaram na última sexta-feira, dia 7, na cerimônia de encerramento dos projetos Jovem Programador e Rumo ao Mundo do Trabalho. O evento aconteceu no Salão Cristo Rei, Bairro Centro, às 19h e contou com a presença de alunos, professores a autoridades. Os cursos foram custeados pelo Fundo para Infância e Adolescência – FIA e tiveram apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e da Faculdade Senac de Blumenau. Ao todo, três turmas de alunos se formaram.
Desenvolvido por recursos oriundos do FIA, a seleção dos alunos foi feita no primeiro semestre de 2019 por meio de inscrições. A Secretaria de Assistência Social em parceria com a Conferência Vicentina de Gaspar organizaram as inscrições e contaram os selecionados, as aulas aconteceram no SENAC, em Blumenau. Na noite de encerramento, foram entregues os certificados para os 52 formandos.
O Jovem Programador formou duas turmas. Uma turma em informática básica, primeiro módulo, e outra em programação web, segundo módulo. No total, 28 alunos se formaram. No primeiro módulo o aluno aprende as noções básicas de operações no computador, editores de texto, apresentação de slides e comunicação básica na internet para uso pessoal e profissional. No segundo módulo, após o aluno já ter noções básicas de informática, é estimulado à criatividade, empreendedorismo, estimular a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
Já o segundo projeto, Rumo a Escola Profissional, formou uma turma de 24 alunos. Os estudantes deste curso exercitaram suas habilidades e noções básicas em administração, atendimento e conseguiram experimentar as dificuldades e pontos positivos de ser um empreendedor. Como atividade principal, os formandos tiveram que, durante o semestre, criar um produtor e uma estratégia de marketing para a venda desse produto. Por meio de uma ação simbólica, os estudantes pediram abraços como forma de pagamento para o produto, que eram lápis personalizados pela turma. A ação teve como questão a valorizar a questão do afeto e do acolhimento.
Sobre o CMDCA
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA é um órgão paritário que conta com a participação da sociedade civil e do Poder Executivo municipal. Ele propõe, delibera e controla as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Também faz o registro de entidades que atuam com crianças e adolescentes e acompanha se os projetos e programas realizados atendem aos requisitos da legislação.
Sobre o FIA
O Fundo para Infância e Adolescência – FIA, é um fundo público, que tem como objetivo financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os recursos são aplicados exclusivamente nesta área com monitoramento do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA.
Mais informações: Secretário de Assistência Social, Santiago Martin Navia, 3397.1094.