Comunicado: Vacinas podem voltar a ficar em falta no país
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, informa que as salas de vacina do município podem sofrer com o desabastecimento de doses de alguns imunobiológicos. São eles: Pentavalente, Vacina Oral da Poliomielite, DTP e dTpa. A situação atinge toda a rede pública do Sistema Único de Saúde – SUS em todo país.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive SC), responsável pela distribuição das doses aos municípios catarinenses, enviou um e-mail com informações a respeito dos imunobiológicos recebidos para rotina de fevereiro. Confira:
Pentavalente: Duas remessas da vacina foram recebidas pela Dive em janeiro e foram distribuídas para todas as Gerências de Saúde. A Dive repassa que, de acordo com o Programa Nacional de Imunização, a vacina Penta está em processo de regularização e o planejamento é que seja enviada pelo menos uma cota em todos os meses, até que o estoque nacional esteja apto para envios complementares para auxiliar na resolução da demanda reprimida. Ainda não há data prevista para chegada de nova remessa da vacina para o Estado.
VOP: A remessa de janeiro foi distribuída para todas as Gerências de Saúde. Até o momento, não recebemos remessa “adicional”. O Programa Nacional de Imunização já está ciente da demanda do estado em relação a necessidade de envio de um quantitativo maior de doses desta vacina.
DTP: O quantitativo recebido, que já foi distribuído para todas as Gerências de Saúde, representa apenas 76% da cota mensal.
dTpa: Quantidade de doses recebidas apenas para atender gestantes, profissionais de saúde e demandas do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais – CRIE. Diante disso, nesse momento não há quantitativo de doses suficientes para atender as crianças com os 2º reforços (quatro anos) em substituição a vacina DTP.
A orientação é de quem precisar das doses durante este mês que procure a Unidade de Saúde de referência para deixar os dados pessoais e assim que a entrega do imuno for normalizada, as equipes de saúde entrarão em contato para agendar a vacinação.
Mais informações: Secretaria de Saúde – 3703.3700.