Educação de Gaspar é destaque em estudo nacional
O município de Gaspar alcançou a marca no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), atingindo 5,1. O número se iguala a média estadual, também de 5,1, e está acima da média nacional, que chegou a 4,7. A pesquisa engloba a educação básica e todos os moradores locais em idade escolar e avalia, entre vários critérios, a qualidade do ensino, a qualificação dos professores e o atendimento às crianças.
O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira engloba da Educação Infantil ao Ensino Médio de todas as redes educacionais do município – rede estadual, municipal e privada -, incluindo também quem está fora da escola e não deveria estar. O estudo identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que lá vivem.
O IOEB é um índice único para cada localidade (município ou estado) formado pela relação entre os resultados educacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e taxa líquida de matrícula do Ensino Médio; insumos educacionais: escolaridade dos professores, experiência dos diretores, número de horas-aula por dia, taxa de atendimento na educação infantil; e escolaridade média dos pais.
Avanços na Educação
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação realizou diversos investimentos na educação municipal, como projetos diferenciados, formação de professores, ampliação de vagas e grandes reformas nas escolas de educação básica. Durante o ano, diversos projetos extracurriculares que ajudam na melhoria no ensino da educação dos alunos, foram executados. A Feira de Matemática, Feira do Livro e o Movimento de Literatura na Praça, Festival das Emílias, entre outros.
Com o objetivo de elevar cada vez mais a qualidade da educação municipal de Gaspar, a Secretaria de Educação investe na formação continuada dos professores e na capacitação profissional da equipe que atua diariamente com os estudantes da rede de ensino pública da cidade.
A formação continuada apresenta como fator relevante para uma atuação repleta de significação, possibilitando ao educador maior aprofundamento dos conhecimentos profissionais, adequando sua formação as exigências do ato de ensinar, levando a reestruturar e aprofundar conhecimentos adquiridos na formação inicial.