Campanha de Vacinação contra a Influenza inicia nesta segunda-feira

 

 

 

   Começa nesta segunda-feira, dia 23, a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza), a data foi antecipada como estratégia contra o novo coronavírus. A campanha foi dividida em três fases e o primeiro grupo vacinado são pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da área da saúde. Em Gaspar, as Unidades de Estratégia da Saúde da Família estarão atendendo em horário normal, das 7h30 até as 16h30, tanto para vacinação quanto para atendimento médico, com entradas diferentes para cada necessidade. As unidades do Bairro Santa Terezinha e do Bairro Margem Esquerda I não estarão atendendo para vacinação, a campanha será realizada em escolas próximas as unidades.

   No Bairro Santa Terezinha, a vacinação acontece na Escola Zenaide Schmitt Costa. No Bairro Margem Esquerda I, a vacinação acontecerá na Escola Professor Vitório Anacleto Cardoso. As escolas estão localizadas ao lado das unidades de saúde de cada bairro e funcionarão no horário das unidades. Os moradores do bairro Centro podem se vacinar em qualquer outra unidade de saúde do município que tenha sala de vacina. A mudança foi necessária para respeitar as medidas de isolamento e restrição de aglomeração de pessoas. A Secretaria de Saúde de Gaspar usou como estratégia, para garantir a segurança e saúde dos gasparenses, as entradas diferentes para cada tipo de atendimento. 

   A comunidade pode procurar as unidade de saúde da seguinte forma:

– Moradores dos bairros Barracão e Bateias: ESF Barracão

– Moradores do bairro Poço Grande e Macuco: ESF Poço Grande

– Moradores do bairro Santa Terezinha: Escola Zenaide Schmitt Costa

– Moradores do bairro Sete de Setembro: ESF Sete de Setembro

– Moradores do bairro Bela Vista: ESF Bela Vista

– Moradores do bairro Figueira: ESF Figueira

– Moradores dos bairros Gaspar Grande, Coloninha e Gaspar Alto: ESF Gaspar Grande

– Moradores do bairros Gasparinho, Gaspar Mirim e Alto Gasparinho: ESF Gasparinho

– Moradores do bairro Margem Esquerda l: Escola Professor Vitório Anacleto Cardoso

– Moradores do bairro Margem Esquerda ll: ESF Margem Esquerda ll

– Moradores do bairro centro: Em qualquer unidade de saúde que tenha sala de vacina

– Moradores do Distrito Belchior: ESF Belchior

 

   A vacina contra a gripe não imuniza a população contra o coronavírus, mas é uma estratégia do governo federal para ajudar no diagnóstico do Covid-19, porque os sintomas das duas doenças são parecidos. A meta de vacinação é imunizar 90% de fase da campanha. Confira abaixo cada fase da vacinação:

1ª fase – a partir de 23/03: idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

2ª fase – a partir de 16/04: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

3ª fase – a partir de 09/05: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

    Também acatando a sugestão do Ministério da Saúde, a primeira semana será feita em etapas: 

– Segunda: idosos nascidos em janeiro, fevereiro e março;

– Terça: idosos nascidos em abril, maio e junho;

– Quarta: idosos nascidos em julho, agosto e setembro;

– Quinta: idosos nascidos em outubro, novembro e dezembro;

– Sexta: aberto

Prevenção segundo o Ministério da Saúde:

Higienize sempre as mãos com água e sabão ou álcool em gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes das refeições.

Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas como corrimão, bancos, maçanetas, etc..

Evite ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.

Mantenha os ambientes ventilados e arejados.

Limpar com álcool superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos como mesas, celular, teclados, maçanetas e corrimãos.

Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e demais objetos de uso pessoal.