Prefeitura continua a entrega de Kits de Alimentação Escolar
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação iniciou a entrega dos kits de alimentação escolar no dia 20 de abril. Ao total, serão atendidos cerca de seis mil alunos. As aulas seguem suspensas, pelo menos, até agosto devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os kits foram entregues nas unidades e as escolas entram em contato com os pais para agendar a retirada de forma organizada e sem aglomeração.
A escola de cada aluno da rede municipal entra em contato com pais ou responsáveis para agendar horários da retirada do alimento. A entrega é organizada pela direção escolar. Todas as unidades de ensino foram orientadas pela secretaria de educação a solicitar a presença de apenas uma pessoa por família para a retirada do kit, para que não haja aglomeração dentro do espaço da escola. Os pais também são orientados que deverão seguir as normas de segurança estabelecidas no controle da proliferação da Covid-19, como as regras de distanciamento. Todos deverão estar usando as máscaras de proteção.
Cada kit contém alimentos como leite, feijão, arroz, macarrão, óleo, molho de tomate entre outros itens. De acordo com o secretário interino de Educação, Jorge Pereira, mais de sete mil kits serão distribuídos nesse primeiro momento. “Estamos distribuindo mais de 70 toneladas de alimentos para as nossas crianças. Precisamos garantir a alimentação adequada aos nossos alunos durante esse período de isolamento social. Não é uma cesta básica, e sim um kit com alimentos adquiridos para complementar a nutrição dos pequenos enquanto estão em casa”, explica.
Todos os alunos matriculados nas escolas públicas municipais têm direito ao kit. A Secretaria de Educação reforça a distribuição foi feita conforme o preenchimento do formulário em que algumas famílias informaram que não era necessário receber o kit. Se a família não conseguiu preencher o formulário ou informou que não precisava e agora necessita do kit, basta informar a unidade de ensino que o kit será providenciado.
Os kits foram montados com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e recursos próprios da Secretaria Municipal de Educação. A aquisição segue as regras determinadas pelo programa, com destaque para a aquisição de alimentos da produção rural local e agricultura familiar. A decisão pela distribuição dos kits, bem como do incremento, foi tomada pela Gestão Municipal, após a sanção da lei federal que permite que as Prefeituras repassem para os alunos alimentos adquiridos para a merenda.