Campanha arrecada livros para idosos do município
A Prefeitura de Gaspar, por da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Convivência do Idoso, realiza a Campanha do Livro Literário para Idosos. A iniciativa é uma forma de manter a mente dos idosos sã durante a quarentena. Os livros podem ser doados até o dia 20 de junho na sede do Centro de Convivência do Idoso, na Rua Frei Canísio, Bairro Coloninha, ou ligando para o número (47) 3332-7467 para a equipe do centro realize a coleta da doação.
Não há quantidade limitada de livros doados, o interessado pode doar todos os livros de literatura que não queira mais. A Secretaria pede que sejam doados somente livros de literatura, já que os didáticos não se aplicam para o objetivo da campanha. Os livros serão todos higienizados no Centro do Idoso, seguindo as normas de segurança e prevenção contra o Covid-19. O idoso interessado em ganhar um livro doado pode ligar para o Centro (47) 3332-7467, solicitar um livro e a equipe entrega ao solicitante seguindo as medidas de segurança. Todos os idosos do município podem participar da campanha.
Incentivar o hábito de leitura e escrita para idosos é essencial para manter o cérebro ativo. A importância da leitura para idosos é mostrada em muitos estudos que comprovam que o hábito contribui para evitar ou retardar o surgimento ou progressão de doenças neurológicas degenerativas. “Um livro pode ser um excelente companheiro neste momento de pandemia. A leitura se exercitada diariamente pode auxiliar na saúde física e emocional da terceira idade gasparense”, explica a assessora para Assuntos da Melhor Idade, Andrea Schramm.
A secretária de Assistência Social, Silvania Santos, acredita que a campanha irá incentivar os idosos do município a se manterem ativos de outras formas, já que por serem do grupo de risco, precisam se resguardar. “Muitos idosos têm o hábito de ler e estão impossibilitados de ir a bibliotecas, livrarias e adquirir seus livros. Resolvemos fazer esta campanha para ajudar”, salienta. A campanha também incentiva aos filhos e netos de idosos a ler para aqueles que não são alfabetizados, dando um alívio emocional aos idosos que se sentem mentalmente afetados.
A campanha é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, Centro de Convivência do Idoso e membros ativos da sociedade civil. A campanha é gratuita e pode ser adotada por toda a população gasparense.
Mais informações: Assessoria para Assuntos da Melhor Idade, Andrea Schramm, 3332-7467.