Prefeitura destaca ações em prol do meio ambiente

Nesta primeira semana de junho comemoramos a Semana do Meio Ambiente e para destacar a importância desta data iremos conhecer algumas das ações que visam a conscientização da temática. Com aproximadamente 386,776 km² de área territorial, Gaspar é uma cidade rodeada de natureza abundante e recantos naturais. Mas, para que continuemos contando com os benefícios que a natureza nos proporciona, devemos preservá-la e utilizar seus recursos de forma consciente.

Na Semana do Meio Ambiente que vai de 01 de junho até o dia 05, dia declarado pelas Organizações Unidas (ONU) como o Dia Internacional do Meio Ambiente, recordamos e aprendemos sobre preservação do meio ambiente. A preservação do meio ambiente é um dever de todo cidadão, visto que, os benefícios dele são para todos e seus recursos são escassos.

Aprender sobre responsabilidade social voltada para a preservação do meio ambiente deve ser uma didática explorada desde cedo para que nos tornemos adultos cada vez mais conscientes. A prefeitura por meio de secretarias como da Educação (SEMED), de Planejamento Territorial, Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, SAMAE e outras, desenvolvem e mantêm alguns projetos sobre o tema.

Floresça Gaspar

Dentre todas as atividades e ações realizadas pela Prefeitura, algumas delas tem como objetivo difundir a conscientização ambiental e dar suporte a certos locais públicos com este mesmo objetivo. Podemos iniciar destacando o Programa Floresça Gaspar, que tem como finalidade disponibilizar de canteiros centrais, praças e locais semelhantes para que parcerias privadas mantenham a manutenção do espaço. Em contrapartida, é permitido a instalação de uma peça publicitária de acordo com o padrão disponibilizado pela Secretaria do Planejamento Territorial.

Em conjunto com o programa, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos tem a disposição uma equipe especializada em jardinagem, onde atuam nos demais espaços verdes públicos. É comum vê-los em atividades no Centro da cidade onde realizam a manutenção e jardinagem dos vasos fixos floridos, assim como em outras localidades como o cercado florido da grande figueira em frente a praça da Prefeitura. Para complementar, a secretaria também dispõe de equipe de manutenção para o conserto de bancos de descanso, reformas e pinturas das instalações de praças e locais similares.

Os órgãos interessados em apresentar suas intenções, podem entrar em contato com a Superintendência do Planejamento onde passarão a receber as orientações para a adoção do espaço. O telefone é 3331-1873 ou entrar em contato pelo e-mail sec.planejamento@gaspar.sc.gov.br. Vale ressaltar que a preservação de espaços públicos é uma responsabilidade de todos.

Superintendência do Meio Ambiente

A Prefeitura de Gaspar dispõe de fiscalização da Superintendência do Meio Ambiente para evitar as irregularidades aplicando multas e a autorização e vistoria de cortes e podas de árvores. Também estão delegados para desenvolver novos projetos para contribuir com a preservação do meio ambiente no município.

Atualmente o órgão está desenvolvendo um projeto em conjunto com a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) para realizar um Plano de Recuperação da Mata Atlântica. O projeto que ainda não está finalizado, terá como base, uma análise de como se encontra a atual situação, para que futuramente possamos criar uma área de interesse ecológico, ou seja, um local de preservação com exemplares de sua original flora e fauna.

Há também outro importante projeto que prossegue pelo órgão que envolverá toda a rede educacional do município. A instalação de cisternas de captação pluvial, em todas as escolas. O projeto já está com boa parte idealizada, restando agora, os trâmites legais para o investimento. A princípio se estuda a possibilidade da colaboração da iniciativa privada e a utilização dos recursos provenientes das multas de fiscalização.

O projeto piloto já está em execução e localiza-se na Escola Vitório Anacleto Cardoso, na Estrada Geral do Poço Grande Bairro Lagoa. Lá toda a estrutura dos banheiros foi reformada para conciliar com o projeto. A idéia é captar a água da chuva com a utilização de calhas e caixas d’água, e que ela seja reutilizada para os encanamentos dos banheiros. O objetivo é que os alunos estudem dentro da disciplina de matemática, os efeitos do impacto econômico que podemos adquirir, desenvolvendo projetos sustentáveis.

Além disto, a Superintendência do Meio Ambiente também realiza a doação de mudas de árvores duas vezes ao ano, uma no dia 05 de maio, e no dia 21 de setembro, dia da árvore. Por conta da pandemia de Covid-19 as doações deste ano estão adiadas e a nova data ainda não foi definida.

A importância da destinação correta do óleo de cozinha

Mesmo com as restrições imposta pela pandemia, o SAMAE não deixou de atuar pela sustentabilidade. As ações de recolhimento, armazenamento e destinação do óleo de cozinha usado seguem normais, tanto no posto de coleta na superintendência do Distrito do Belchior como na sede do SAMAE, no bairro Santa Terezinha.

Todo óleo que é recolhido é repassado a uma empresa especializada que faz a reciclagem deste material. Esta empresa já recolhe o material em pontos comerciais que estão em funcionamento. A destinação correta deste material pode evitar a contaminação do solo e da água, deixando de gerar problemas para o meio ambiente e custos ao município.

Para o descarte correto, a pessoa deve se dirigir aos postos de coleta do município com o óleo usado acomodado em recipientes propícios para tal finalidade.

Como descartar corretamente o seu óleo de cozinha usado
O primeiro passo, já com o óleo frio, é peneirar todo o conteúdo para tirar os resquícios de comida, e outros materiais, que ainda podem estar misturado ao líquido. Este processo pode ser realizado com uma peneira, ou até mesmo com um tecido.

Com o óleo peneirado, chegou o momento de colocar o material em um recipiente que possa ser vedado, como por exemplo, uma garrafa PET. Lembre-se de usar um funil para facilitar este processo. Ao terminar, feche bem a garrafa e limpe a parte externa, isso evitará odores e insetos.
Pronto, agora é só levar o óleo usado para os pontos de coleta. Com o descarte correto, o óleo que poderia poluir rios e mananciais será reciclado, podendo ser reaproveitado como sabão e outros subprodutos. Um pequeno gesto que todos podemos fazer para contribuir com o meio ambiente que vivemos.

Descarte de volumosos


O SAMAE – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto possui o um programa que tem por objetivo dar um destino correto a resíduos sólidos volumosos de madeira (mobílias). Os móveis que estiverem em bom estado de conservação devem ser encaminhados para doação. Já os materiais que tiverem que ser descartados, o SAMAE os destinará a um aterro licenciado de resíduos volumosos e da construção civil para, quando possível, serem reciclados ou reutilizados.

Podem ser coletados objetos como sofá, colchão, armário, guarda-roupa, mesa e demais mobílias de madeira, inteiras ou desmontadas. Para solicitar o recolhimento dos objetos, basta entrar em contato com a Gerência de Resíduos Sólidos do SAMAE e registrar seu pedido por telefone ou pessoalmente. Horário de atendimento: das 7h30 às 12h e de 13h30 às 17h.

Cada remoção ficará limitada à quantidade de 1,5m³ por residência. O SAMAE não recolhe objetos que estiverem abandonados em vias ou terrenos baldios, a coleta é feita apenas mediante solicitação. Para cancelamento da requisição, a Gerência de Resíduos Sólidos deve ser contatada. Caso haja necessidade de descartar materiais com volume maior do que o mencionado, caberá ao usuário contratar um serviço especializado para essa finalidade e arcar com os custos provenientes da contratação.

Antes de se desfazer de algo pense de forma ecológica. Pensar ecologicamente é se preocupar para onde vão as coisas após seu descarte e qual é o impacto causado sobre o meio ambiente. Além disso, objetos que você não quer mais podem ser reaproveitados por outras pessoas.

No ensino


Por intermédio da SEMED diversos projetos já foram realizados para tornar as unidades cada vez mais sustentáveis. Em conjunto com o SAMAE, escolas também estão tornando-se pontos de coleta de óleo em conjunto com o SAMAE. Após o teste realizado na Escola Vitório Anacleto Cardoso, o projeto segue em implementação em demais unidades de ensino e CDI’s. Ao todo já são 14. Um destaque para a Escola Vitório Anacleto já citado anteriormente em outro projeto sustentável pois a mesma se encaminha para ter o título de primeira escola sustentável do município.

Outra ação de destaque ocorreu no final do ano passado com a instalação do primeiro bueiro ecológico de Gaspar. O local que recebeu a novidade foi o Instituto Federal de Santa Catarina em Gaspar (IFSC), localizado na Rua Adriano Kormann no Bairro Bela Vista. O projeto contou com a colaboração da equipe da Secretaria de Obras que atuaram tanto com a mão de obra quanto no auxílio para a ligação correta do bueiro ao canal da via.

Foi um projeto financiado pelo edital “Protagonista Discente”, e desenvolvido por alunos do curso técnico integrado em química e orientado por professores do campus. O objetivo do bueiro é reter o material artificial, deixando apenas a passagem da água nos canais de drenagem evitando o entupimento daquele canal. O modelo também é de fácil acesso para limpeza, e trazem outras vantagens, como evitar a passagem de pragas para a superfície e gerar a conscientização sustentável na comunidade.

Em casa


Todo cidadão pode contribuir de maneira fácil para a preservação do meio ambiente, e sem sair de casa. São diversos hábitos do dia-a-dia que costumamos desde muito cedo a realizá-los de uma forma e que podem ser substituídos. As medidas muitas delas também servem para redução dos nossos gastos financeiros. Quanto menos gastos, menos consumo e menos recursos precisam ser produzidos.

A seguir temos uma lista de sete destes hábitos que podemos começar a introduzir no nosso cotidiano a partir de agora, pois o importante não é quando começar e sim, começar. Além dos itens citados, há diversos outros meios de contribuição que vão além do nosso lar. Como por exemplo, optar pela bicicleta como meio de transporte.

 

1- Pratique a separação adequada do lixo: Separe o lixo como recicláveis como papéis, papelão, plástico, vidros e alumínios do lixo orgânico, lembrando que o município conta com coleta seletiva;

2- Não desperdício alimento: Muitas pessoas não sabem, mas há diversos pratos que dá para fazer com cascas, sementes e raízes de alimentos que geralmente vão ao lixo, e o que não puder aproveitar na cozinha, uma boa ideia é usar para a criação de adubo;

3- Economize energia: A energia elétrica está fortemente ligada a natureza, apesar de já haverem alternativas renováveis de baixo custo como energia eólica e solar, não são de ampla utilização. Portanto economizar o recurso é a melhor forma de ajudar, desligando luzes, aparelhos eletrônicos, condicionadores de ar, sem utilização, por exemplo, e aproveitando mais a luz solar.

4- Economize água: Esta dica é clássica e uma das mais importantes, a água potável é um elemento essencial para os seres vivos e deve ser preservada, lembre-se de fechar a torneira ao escovar os dentes, diminuir o tempo no banho;

5- Utilize produtos reutilizáveis: Temos hoje diversas alternativas para o chamado produto descartável. Tenha seu próprio copo, xícara ou garrafa para tomar líquidos, assim como canudos reutilizáveis. E opte pelos refis, vários produtos oferecem essa alternativa como forma de reduzir o impacto no meio ambiente com a produção de embalagens;

6- Aproveite o máximo todos os recursos naturais: Reutilize a água das chuvas para limpeza e irrigação de hortas, eternites transparentes podem ser usados para captar mais luminosidade durante o dia, substituindo as lâmpadas e janelas abertas em dias ventosos podem ser usadas no lugar do ar condicionado.

7- Plante, não destrua: Jamais ateie fogo em árvores, corte ou as destrua, primeiro que você poderá estar cometendo um crime, já que muitas delas são protegidas pelos órgãos fiscalizadores do Meio Ambiente. Se necessário, peça permissão e faça a poda corretamente. E para aqueles que têm espaço a disposição, plante árvores frutíferas ou crie hortas, você e todos serão beneficiados.