Educação de Gaspar inicia estudo para avaliar a retomada das aulas

As aulas presenciais na rede municipal da educação seguem suspensas em todo o Estado de Santa Catarina até o dia 2 de agosto. De acordo com o decreto n° 630 publicado pelo Governo do Estado, caberá ao município avaliar a retomada das aulas. Em Gaspar, a Secretaria de Educação iniciou uma série de estudos e pesquisas para que a volta às aulas seja de maneira segura e que respeite todas as normas sanitárias de prevenção contra a Covid-19.

Enquanto as atividades presenciais continuam suspensas, a equipe técnica da Secretaria de Educação prepara um protocolo de retorno, em conjunto com a Secretaria de Saúde e demais órgãos competentes, com regramentos e ações necessárias para garantir a segurança da comunidade escolar. Gaspar também tem participado de discussões a nível estadual e regional e buscado referências em locais onde as atividades já foram retomadas.

Atividades remotas

Durante o isolamento a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação iniciou uma parceria com a Google, para a implementação da plataforma digital Google For Education. Mais de oito mil alunos e profissionais da educação começaram a utilizar a plataforma que auxilia no ensino durante as aulas não presenciais.

O objetivo desta parceria é ampliar as ações voltadas ao ensino remoto, auxiliando os alunos na rotina diária de estudos durante o enfrentamento da Covid-19. O novo projeto consiste em um pacote de ferramentas para auxiliar na produtividade, aumentar as oportunidades de pensamento crítico, comunicação, colaboração e criatividade, com base nos objetivos definidos para os alunos.

Os professores e toda a equipe educacional das unidades passam por treinamentos para que possam manusear a ferramenta e auxiliar os alunos e responsáveis que possam ter dificuldade. Nos casos dos alunos que não possuem acesso à internet, cada escola define uma forma de entregar as atividades impressas, a fim de atender cada criança e adolescente.