Prefeitura lança edital para obras de recuperação da Rua Dr. Nereu Ramos

A Prefeitura de Gaspar lançou nesta semana o edital para a licitação da obra definitiva de recuperação da encosta da Rua Dr. Nereu Ramos, entre os bairros Coloninha e Figueira. A abertura dos envelopes das propostas será dia 01 de julho. Porém, as obras só devem iniciar após o repasse do recurso do Governo do Estado, que havia sido garantido no ano passado. A contrapartida por parte da Prefeitura já está depositada. Nesta quinta-feira, dia 18, completa um ano do deslizamento.

No dia 18 de junho de 2019, por volta das 11h for registrado um deslizamento da encosta da Rua Dr. Nereu Ramos. Agentes de Trânsito e Defesa Civil deslocaram-se ao local imediatamente para o isolamento e controle do tráfego. Às 16h, após uma reunião do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), a via foi interditada, por ainda oferecer riscos. No local, Agentes de Trânsito e voluntários da Defesa Civil permaneceram oferecendo orientação e verificando o deslocamento do solo.

No dia 19 iniciaram as obras de contenção emergencial e a abertura de uma rota alternativa. Já no período da tarde daquele mesmo dia, foi decretada situação de emergência localizada. No dia 20 as equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Defesa Civil e Agentes de Trânsito deram continuidade nos trabalhos para entregar a via da rota emergencial nas proximidades.

Já no dia 21 o GRAC decidiu utilizar um estudo de batimetria, que consiste em um levantamento do solo do leito e da profundidade do rio, feito por uma embarcação com sonda. O relatório produzido, juntamente com a sondagem serviu de subsídio para que a Secretaria de Planejamento Territorial pudesse elaborar os projetos necessários para garantir a máxima eficiência de uma obra permanente para o local. Enquanto isso, as obras de contenção emergencial continuaram.

Ao todo, mais de 60 pessoas estiveram envolvidas diretamente com as obras e ações relacionadas ao deslizamento. São servidores das secretarias de Obras e Serviços Urbanos, de Planejamento Territorial e de Fazenda e Gestão Administrativa, da Superintendência de Trânsito, Superintendência de Defesa Civil, Procuradoria além de funcionários de empresas terceirizadas e voluntários. Foram utilizados mais de 20.000m³ de materiais, entre eles macadame britado, rachão e outras matérias-primas. Foram feitas 2.600 viagens de caminhão para transportar os materiais utilizados.

No dia 7 de Julho de 2019 a Prefeitura conseguiu a garantia do apoio e recursos do Governo Federal para a execução da obra permanente. Na ocasião, o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves garantiu o recurso de R$ 1,5 milhão para a execução da obra de contenção e recuperação permanente, com repasse feito através de convênio com a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina.

No dia 19 de Julho de 2019, a via foi liberada para tráfego em meia pista. A Secretaria de Obras continuou com a execução dos serviços de contenção e recuperação da via. No dia 26 de Julho ela foi liberada em duas pistas para veículos até 4 toneladas, ônibus coletivos e veículos de emergência. Já no dia 2 de setembro a via foi totalmente liberada para todos os veículos.

Desde então, as equipes técnicas da Prefeitura de Gaspar trabalham na produção e adequação do projeto de contenção permanente, que passou por diversas avaliações e ajustes solicitados pelo Governo do Estado. Geólogo e engenheiros da Defesa Civil acompanham periodicamente o local para verificar a situação da obra emergencial. Manutenções têm sido feitas em parceria com outras Secretarias.

Agora a Prefeitura de Gaspar aguarda o repasse do Governo do Estado, conforme o compromisso firmado, para que possa iniciar as obras definitivas assim que o processo licitatório for finalizado.