Gaspar é modelo de gestão em reunião da FACISC
O Programa de Desenvolvimento Econômico – DEL esteve presente na reunião da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável com os representantes da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc para a criação do Fórum de Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina. A reunião teve como objetivo articular ações entre o poder público, sociedade civil e setor produtivo. O plano de ações será apresentado ao governador Carlos Moisés ainda no início do segundo semestre do ano para ser validado. Gaspar é um dos municípios modelos com foco na metodologia dos campos de competência e na gestão de transferência de recursos.
Está sendo construído há meses um plano de ações por uma equipe da Facisc e Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A proposta visa trabalhar políticas públicas estaduais para o desenvolvimento econômico, pensando em longo prazo. Além do desenvolvimento da sociedade, através de entidades representativas. Dentro da proposta está prevista a criação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico – Cedec, um fórum estadual e grupos de trabalho.
O modelo apresentado tem como objetivo atuar de forma efetiva em conjunto com os municípios de forma a ouvir e atender as demandas de cada região, para que um planejamento estratégico de ações e metas seja estabelecido em prol do desenvolvimento econômico das cidades catarinenses.
Gaspar por participar do Programa de Desenvolvimento Econômico – DEL foi convidada a participar apresentando o modelo que foi utilizado por ser um dos municípios em evidência. O destaque foi o fato de Gaspar ser a Capital da Moda Infantil e pela importância de entender como estas políticas públicas chegaram ao município.
Para Eduardo Schnaider Pedrini, assessor de Desenvolvimento Econômico e representante do DEL, existem três pontos que revelam a importância de Gaspar ser representado em momentos como esse. “O primeiro seria a divulgação do município como uma referência, um modelo. O segundo é que por sermos convidados para apresentar podemos considerar isso como um feedback positivo do trabalho realizado pelo município”, explica Pedrini.
Gaspar é referência quando falamos de políticas públicas no ambiente de desenvolvimento econômico sustentável e para o assessor aproveitar as oportunidades que reuniões como essa trazem ajuda no crescimento do município. “Outro motivo muito importante é que podemos aproveitar para adaptar projetos que serão elaborados, trazendo-os para Gaspar e para a realidade do município para que possam ser colocados em prática”, finaliza Pedrini.