Gaspar imuniza mais de mil pessoas durante o mutirão de vacinação
Ação teve como objetivo facilitar o acesso da população às vacinas
A população atendeu ao chamado da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde e foi até as Estratégias Saúde da Família para buscar a imunização contra os vírus da Gripe, Sarampo e Covid-19. No sábado, dia 28, foram aplicadas 1.446 mil doses dos imunizantes. A ação teve como objetivo facilitar o acesso de toda a população aos imunizantes, bem como aumentar a cobertura vacinal de Gaspar.
Das mais de 1,4 mil doses aplicadas no sábado, 593 foram para imunizar contra o vírus da Gripe, 372 contra o vírus do sarampo e 443 doses contra a Covid-19, além de outras 38 vacinas da imunização básica foram aplicadas no dia.
O secretário de Saúde, Marcos Roberto da Cruz, comemora os resultados. “Sabemos que a única forma de evitar a circulação viral na cidade e reduzir o agravamento dos sintomas é através da vacinação. Estamos estudando mais formas e opções para aumentar a imunização da população, principalmente pra classe trabalhadora, que muitas vezes não consegue acompanhar os nossos horários”, comenta o secretário.
A imunização contra a Gripe, Covid-19 e Sarampo segue sendo realizada nas unidades com salas de vacinas disponíveis no município, das 7h30 às 16h30. A secretaria de saúde reforça a importância de verificar a disponibilidade do imunizante em cada unidade, principalmente das vacinas contra a Covid-19, uma vez que são várias marcas.
A vacinação contra a covid-19 ocorre da seguinte forma: Crianças, jovens, adultos e idosos que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose, bem como as pessoas acima de 18 anos, que foram vacinadas com a segunda dose até janeiro deste ano e que ainda não receberam a terceira dose.
A terceira ou a quarta dose deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior. A quarta dose está disponível para todos os imunocomprometidos, a partir de 18 anos de idade, com apresentação de uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão e idosos com idade acima de 60 anos.
Não há disponibilidade para a vacina Pfizer adulta para pessoas que precisam completar o esquema primário (segunda dose). De acordo com a secretaria de Saúde, já foi solicitado ao Governo Estadual, porém não há previsão de abastecimento.
Além disso, a dose de reforço para pessoas com idade entre 12 e 18 anos é realizada com o imunizante CoronaVac, também por conta da falta de Pfizer.
A vacina da Gripe é aplicada nos Grupos:
Idosos com 60 anos ou mais;
Trabalhadores da saúde em geral;
Crianças de 6 meses a menores de 12 anos;
Gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto);
Indígenas;
Professores;
Pessoas com comorbidades;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte coletivo;
Trabalhadores portuários;
Forças de segurança e salvamento e forças Armadas;
Funcionários do sistema prisional;
População privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Sarampo
Trabalhadores da saúde em geral;
Crianças de 6 meses a menores de 12 anos;
Salas de Vacinas
ESF Barracão: R. João Barbieri, 143
ESF Santa Terezinha: R. Jacob Junkes, S/N
ESF Poço Grande: Rod. Jorge Lacerda, s/n
ESF Sete de Setembro: R. Arnoldo Bernardino de Souza, 75
ESF Centro: R. Augusto Beduschi, 130
ESF Figueira: R. Rio Negrinho, S/N
ESF Gasparinho: R. Fênix
ESF Gaspar Grande: R. José Anastácio da Silva, s/n
ESF Bela Vista: R. Adriano Kormann, 700
ESF Belchior: R. Germano Tillmann, 100
ESF Margem Esquerda I: R. Pedro Simon, s/n
ESF Margem Esquerda II: Rua Projetada 04 do Loteamento Jardim das Arábias, 136 Acesso pela Rua Rodolfo Muller
ESF Coloninha: R. Pref. Leopoldo Schramm
Foto: Cinara Cristina Muller